Fabiana Gomes desvenda os segredos do iluminador

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 23/05/2017 às 17:22
Luz para a pele
Luz para a pele

Depois da febre do contorno na maquiagem, técnica amplamente difundida pela socialite americana Kim Kardashian,há pouco tempo atrás, o strobing (técnica de iluminação) ganhou os holofotes. O fato é que as duas técnicas sempre existiram na maquiagem, mas começaram a ganhar nome e "fama" nos inúmeros tutoriais espalhados no Youtube. Nas últimas temporadas de moda, o iluminador foi astro contribuindo para uma pele natural e, associado ao blush, dando ao rosto ares de naturalidade e viço. Nos desfiles de outono, as modelos brilhavam com uma pele primaveril.

O iluminador é um produto universal, serve para qualquer tipo de pele e qualquer época do ano. Para desvendar alguns dos seus "mistérios", nós conversamos com a porta-voz da M.A.C, Fabiana Gomes, uma super fã do brilho.

Que tons de iluminador são ideais para cada tipo de pele?

Fabi Gomes - Na verdade, hoje em dia, não existe um iluminador especifico para cada tipo de pele. Existem os iluminadores coloridos, como por exemplo, os Extra Dimension, da M.A.C, que têm fundo lilás, rosado.. Então não necessariamente o iluminador tem que combinar com algum tipo de pele específico. Para quem quer o só o efeito do produto, sem brincar muito com a questão do efeito da cor, é só pensar em uma equação mais ou menos assim: para pele clara, o ideal é utilizar iluminadores de tons metálicos ou champanhe. Já para pele morena, o mais indicado são iluminadores com fundo dourado e para a pele negra, eu recomendo iluminadores com fundo bronze. Essa equação serve para o efeito ficar evidente e não a cor do produto.

Aplicar primeiro contorno ou iluminador?

Fabi Gomes - O ideal é passar o iluminador depois do contorno, pois se for ao contrário, você pode correr o risco de manchar a maquiagem.

É possível usar iluminador sem contorno, ou contorno sem iluminação? Um vive sem o outro? Por quê?

Fabi Gomes - Eles podem totalmente viver separados. Inclusive, essa separação é uma grande tendência vista nas passarelas, pois dessa forma é possível iluminar regiões específicas do rosto, construindo mais camadas de brilho sem ter que utilizar a marcação do contorno. Automaticamente, quando você ilumina uma região do rosto, você já cria a ilusão de aprofundamento, então não há a necessidade de utilizar o iluminador com o contorno sempre.

A aplicação da técnica de luz e sombra depende do formato do rosto? Há uma forma universal de aplicar a técnica?

Fabi Gomes - Luz e sombra podem ser criadas em qualquer tipo de rosto, para gerar qualquer tipo de forma. Você vai escurecer onde você quer aprofundar e iluminar onde você quer evidenciar, ou seja, projetar para frente. O formato como se contorna o rosto no ocidente é muito voltado para a busca de um formato oval que é como dizem atualmente, o ideal. Mas isso não significa que todo mundo tem que ter rosto oval. Inclusive, eu não sou a favor de contornar todos os rostos da mesma forma e nem acho que todo mundo precisa de contorno. A maneira em que se contorna no oriente, por exemplo, é totalmente diferente de como se contorna aqui.

Existe diferença entre o iluminador que se usa ao dia e o que se usa à noite?

Fabi Gomes - Não existe diferença entre o iluminador que se usa de dia e no que se usa à noite. Porém, à noite as pessoas, geralmente, abusam um pouco mais da intensidade de cor e brilho. À noite você pode inclusive sobrepor camadas de brilho. As pessoas se sentem mais confortáveis para ousar a noite.

Como transformar o iluminador do dia em um iluminador "festivo" ? Uma dica para quem vai reciclar a maquiagem do dia para uma festa à noite

Fabi Gomes - A dica é intensificar as cores e os brilhos da sua maquiagem do dia-a-dia. Se você usou, por exemplo, um iluminador cremoso durante o dia, você pode usar sobre ele um iluminador em pó à noite para iluminar regiões especificas do rosto. O ideal é utilizar o iluminador para aprofundar a sombra e regiões específicas do rosto e finalizar intensificando os cílios com um rímel. Não é uma regra, mas como eu disse, a noite os gatos são pardos.

Hidratantes que já possuem iluminador na composição devem seguir a "regra" de aplicação dos iluminadores, em apenas pontos altos do rosto? Ou podem ser usados no rosto todo?

Fabi Gomes - Alguns iluminadores em creme, como o Strobe, você consegue misturar na base ou usar ele como preparo da pele (tendo em mente que a pele vai ficar com acabamento luminoso e vai brilhar um pouco mais). Então para quem esta buscando um efeito de pele opaco, o ideal é não usar isso. Mas se você está apostando na iluminosidade da pele, pode se jogar no Strobe ou em outros produtos similares.

Como fazer uma pele iluminada e com aspecto natural?

Fabi Gomes - Ao invés de você usar o produto direto no rosto, como o Strobe, você pode misturar ele com a sua própria base. Espalha essa misturinha em toda a face e esfuma bem direitinho que você vai conseguir atingir um acabamento viçoso e luminoso, sem parecer que você fez uma pele iluminada.

Últimas notícias