Cervejas especiais buscam seu lugar à mesa

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 14/04/2017 às 15:51
Foto: Gustavo Belarmino/NE10
Foto: Gustavo Belarmino/NE10

Com complexidade de aromas e sabores que em nada deixam a dever aos vinhos, as cervejas especiais estão caindo no gosto de um público cada vez maior. Na noite desta quarta-feira, em jantar no Boteco Porto Ferreiro, a mestre cervejeira Lara Aguiar comandou um bate-papo para apresentar a harmonia entre a bebida e a sequência de pratos, da entrada à sobremesa. As estrelas da noite foram a Serramalte, Leffe, Wäls Witte, Bohemia Pilsen e Colorado Indica, alguns dos rótulos premium da Ambev. Como tudo que envolve cerveja, o papo foi animado - como pedia o BeerTalk. Veja abaixo a sequência:

cerveja-salada

A entrada, uma salada de frango, foi combinada com a Bohemia Pilsen, dos rótulos, a mais conhecida dos cervejeiros e também a mais leve e refrescante.

O bolinho de bacalhau veio na sequência, servido com a Serramalte, de sabor mais amargo, para combinar com o também marcante bacalhau.

cerveja-peixe

Perfeita a harmonização do Linguado cítrico com a Wäls Witte (linda, do rótulo ao sabor). Cerveja de trigo com pimenta da jamaica e laranja da terra, deixa a combinação leve e refrescante.

cerveja-carre

Logo depois, foi servida a Colorado Indica, para harmonizar com a carne vermelha. O carré de cordeiro pede uma cerveja mais forte, como essa India Pale Ale (IPA).

cerveja-pudim

Por fim, um pudim foi harmonizado com a mais alcoólica da noite, a Leffe. Com notas doces, a cerveja harmoniza por semelhança com a sobremesa.

onde-encontrar

Veja 10 locais onde você encontra cervejas especiais no Recife

1. Cervejaria Alphaiate - Boa Viagem - Localizado no bairro de Boa Viagem a casa conta com vários rótulos de cervejas e menu variado, com especialidade em frutos do mar.

2. Restaurante Boteco Porto Ferreiro - Graças - A casa é um charme à parte, localizado em um casarão nas Graças, o Boteco Porto Ferreiro é referência de boa gastronomia e bons drinks no Recife. O local ofereceu uma vasta carta de cervejas.

3. Casa dos Frios - Boa Viagem - A casa, localizada na Av. Boa Viagem é especialista em gastronomia pernambucana, além de contar com uma variedade grande de bebidas.

4. Ilha dos Navegantes - Boa Viagem - Localizada Rua dos Navegantes, a casa tem cardápio especializado em carnes e frutos do mar grelhados, além de comida regional, e japonesa. Ambiente com mesas ao ar livre todo em madeira e outro área climatizada, perfeito para um almoço, jantar ou happy hour.

5. The Dunkel Pub - Graças - Especializado em bebidas, o lugar é o pub perfeito para os amantes de uma boa cerveja, com carta variada da bebida. Além de proporcionar um ambiente agradável e descontraído.

6. O Bode do Nô - Boa Viagem - O tradicional Bode do Nô é especializado em gastronomia regional, com destaque para sua carne de bode, carne que dá nome ao restaurante. A casa conta tanbém com uma carta de bebida bem variada.

7. Pobre Juan - Pina - Situado no RioMar Shopping, no Pina, o coração do Pobre Juan é a parrilla, a famosa grelha argentina onde os cortes de carnes nobres são preparados à perfeição.

8. Tapa de Quadril - Boa Viagem - Localizado na Conselheiro Aguiar, a casa traz como seu carro-chefe cortes de carnes nobres. Também conta com uma variedade de bebidas.

9. Mestre Cervejeiro - Casa Forte - A casa fica na Zona Norte do Recife, no bairro de Casa Forte, e é o local ideal para quem gosta de desfrutar de rótulos diferentes. Produtos diferenciados e várias opções de cervejas.

10. Chopp Bar Recife - Boa Viagem - O local possui um amplo portfólio de cervejas para todos os gostos, um verdadeiro oásis para um bom cervejeiro.

Últimas notícias