Lipoaspiração: o que você precisa saber sobre o procedimento

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 19/03/2017 às 13:18
tipos-de-lipoaspiracao FOTO:

Dados da última pesquisa feita pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (Isaps), em 2015, mostrou que o Brasil é segundo lugar no ranking de procedimentos estéticos, perdendo apenas para os Estados Unidos. A cirurgia mais procurada pelos brasileiros é a lipoaspiração, em seguida o implante de silicone. Embora seja um procedimento que é realizado em milhares de pacientes, algumas pessoas ainda não sabem exatamente do que se trata a lipoaspiração.

O Dr. Pablo Maricevich, cirurgião plástico formado pela escola Ivo Pintanguy, diz que a cirurgia de lipoaspiração consiste na retirada de gordura através de cânulas, instrumento cilíndrico oco de metal, por meio de pequenas incisões na pele em direção ao tecido subcutâneo (camada de gordura). De acordo com o cirurgião, “Ela pode ser feita em diversas partes do corpo que hajam gorduras localizadas. Uma lipoaspiração pode ser classificada em pequena, média ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e o local do corpo, além disso, a gordura retirada pode ser aplicada em outra região, se preciso" - finaliza.

lipoaspiracao-1

Para quem está pensando em passar pela cirurgia de lipoaspiração, Dr. Pablo Maricevich, dá informações e tira dúvidas importantes para ajudar na decisão.

Lipoaspiração Emagrece?

Pablo Maricevich: Não. A finalidade da lipo é modelar o corpo, retirando gordura localizada, e não para emagrecer. O paciente faz com essa intenção, a tendência é que não tenha um bom resultado e não fique satisfeito. Além do mais, existe um limite do que pode ser retirado de cada paciente, 5 a 7% do peso corporal.

Quem pode fazer a cirurgia?

Pablo Maricevich: Pessoas com mais de 18 anos que estejam com boa saúde e que desejem passar pelo procedimento estético.

É preciso fazer algum tipo de procedimento após a cirurgia de lipoaspiração? E em quanto tempo podemos notar a mudança?

Pablo Maricevich: Após a lipoaspiração, normalmente, há retenção de líquidos pelo inchaço próprio da cirurgia. Por isso, a drenagem linfática é necessária. Ela ajuda na eliminação do líquido acumulado de uma forma mais rápida e modela o resultado que foi conseguido na sala de cirurgia. Podemos notar o resultado em algumas semanas.

Como podemos escolher o médico para o realizar o procedimento? A cirurgia oferece riscos?

Pablo Maricevich: Pesquisar e conhecer o profissional que fará o procedimento é muito importante. É essencial que o cirurgião seja Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A consulta pode ser feita buscando o nome dele no site da SBCP (https://www2.cirurgiaplastica.org.br/). Toda cirurgia tem seus riscos. A escolha de um profissional qualificado e de um bom centro médico para realizar sua cirurgia são fundamentais para uma cirurgia segura.

Últimas notícias