Ronaldo Fraga está fora da próxima São Paulo Fashion Week; Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho e Iódice também

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 06/03/2017 às 20:17
Ronaldo Fraga, emocionado, com as modelos ao fim do desfile - Fotos: Marcelo Soubhia/FOTOSITE
Ronaldo Fraga, emocionado, com as modelos ao fim do desfile - Fotos: Marcelo Soubhia/FOTOSITE

A São Paulo Fashion Week, maior semana de moda do País, vai a passarela, de 13 a 17 deste mês, com quatro baixas significativas. A temporada de número 43 (a SPFW não associa mais suas edições com Inverno ou Verão, por entender que a moda não segue mais as estações) não terá Ronaldo Fraga, Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho nem Iódice no line-up. As informações foram publicadas pela Folha de S. Paulo nesta segunda (6). O evento, no entanto, ainda não divulgou a lista de grifes desta edição.

Ronaldo Fraga não vai participar pois já havia agendado viagens a Austin, nos Estados Unidos, e a Israel, neste mês. É que a primeira edição anual da São Paulo Fashion Week ocorria tradicionalmente em abril; foi antecipada em acerto a um novo modelo, o "see now, buy now" (veja agora, compre agora), que consiste em pôr as peças à venda logo após o desfile. Reinaldo Lourenço e Gloria Coelho não conseguiram se adequar a esse formato. A Iódice disse que vai pular esta temporada para entrar no passo.

Ronaldo Fraga vai fazer muita falta

Entre as ausências acima, a do estilista mineiro Ronaldo Fraga será, certamente, a mais sentida. Os desfiles de Fraga sempre funcionaram como oásis na maratona de desfiles, por fazer da moda uma expressão artística, política, social. Ele é artista da moda. Suas coleções não estão amparadas em tendências, mas em expressões.

Só no ano passado, ele levou à São Paulo Fashion Week refugiados e mulheres transexuais. Com a beleza que emana da moda, discutiu dois assuntos espinhosos, atuais e importantes de receberem atenção e olhar sensível. Relembre os três últimos desfiles:

Ronaldo Fraga fez ato político em desfile de um só vestido e 28 modelos trans

Ronaldo Fraga pôs refugiados na passarela

Estilista escreveu poema para apresentar coleção

Ronaldo Fraga fez espetáculo sobre amor com performances de gênero e poliamor

Últimas notícias