Walter Carvalho filma longa sobre Irandhir Santos

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 05/03/2017 às 9:50
Irandhir Santos - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Irandhir Santos - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

O cineasta e diretor de fotografia Walter Carvalho prepara filme sobre um pernambucano. Fã do trabalho de Irandhir Santos, o diretor de filmes como "Central do Brasil" (1998), "Lavoura Arcaica" (2001), "Budapeste" (2009) e "Heleno"(2011) dedicará um filme inteiro ao processo de criação do ator nascido na pequena cidade de Barreiros.

O longa intitulado "Iran", que já está sendo finalizado, revela o processo de construção dos papéis vividos por Irandhir. “Fala da agonia de ser ator, retrata a maneira de ele trabalhar com os sentidos”, disse Carvalho à coluna "Gente Boa", do jornal O Globo. Walter revelou, ainda, que ver Irandhir em cena foi impressionante, desde o primeiro momento, em "O Baixio das Bestas" - longa do qual foi diretor de fotografia, em 2007. "Pensei: quem é esse cara? Ele é um ator que não finge, ele esconde um segredo, tem uma vantagem dramática", derreteu-se.

A ideia de "Iran" só surgiu, no entanto, enquanto Carvalho dirigia a fotografia de “Redemoinho”, filme de José Luiz Villamarim, realizado no ano passado. “Irandhir só foi saber depois que transformaria em outro filme o que eu estava filmando. E eu também”, completou.

Irandhir Santos, 38 anos, tem 11 filmes no currículo. O mais recente deles é "Aquarius" (2016), no qual deu vida a Roberval.Fimou, recentemente, em Pernambuco, o novo filme do cineasta Claudio Assis, "Piedade", que deve estrear no ano que vem. Na televisão, o pernambucano foi elogiado pelo papel do vereador Bento dos Anjos, da novela "Velho Chico" (2016), e por Zelão, em "Meu Pedacinho de Chão" (2014).

Últimas notícias