O que comer no Carnaval? Confira algumas dicas para curtir a folia com saúde

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 24/02/2017 às 14:33
André Nery / JC Imagem FOTO:

O Carnaval já começou e quem gosta de curtir a folia nas ruas deve sempre lembrar da importância de se alimentar bem. Afinal de contas, ninguém quer voltar para casa mais cedo por que se sentiu fraco ou acabou desidratando, não é mesmo? Pensando nisso, o NE10 conversou com a nutricionista Eduarda Melo e reuniu algumas dicas e receitas para ajudar o folião a aproveitar a festa sem se preocupar.

Segundo ela, antes de sair para os blocos do Recife Antigo ou para a festa nas ladeiras de Olinda, é ideal que se coma algum carboidrato - como batata-doce, macaxeira, cuscuz, em combinação com alguma proteína, como frango ou carne grelhada. “O corpo vai precisar de energia, então nesse momento, é melhor apostar em mais carboidrato que proteína. Alguém que vai sair de manhã, por exemplo, pode investir numa tapioca mas sempre com algum recheio de proteína, seja de carne ou de frango”, afirma.

É recomendado ao folião que evite coisas fritas e gordurosas, principalmente na hora de lanchar. “Evitar embutidos como linguiça e salsichas é uma boa ideia, principalmente quando não se sabe a procedência deles”, continua Eduarda. Espetinhos de carne ou frango podem ser consumidos, mas sempre é bom prestar atenção no preparo, manuseio e armazenamento desses alimentos. Para manter a energia durante a festa, o folião pode levar de casa alguma barra de proteína ou de castanha. “As barras de cereais que compramos em supermercados vão saciar imediatamente, mas a fome vai voltar logo. Isso não ocorre com uma barra de proteína ou castanha” ressalta a nutricionista.

Na volta para casa, os amantes do Carnaval devem se preocupar em repor os nutrientes que perderam. Assim como na ida, pode-se investir em uma combinação leve, de proteína e carboidrato, mas priorizando a proteína. “A dica aqui é deixar tudo pré pronto antes de sair e, assim, garantir uma alimentação melhor”.

 

O que beber durante o Carnaval?

Talvez essa seja o conselho mais “manjado”, mas é sempre válido reiterar a importância de ingerir água no dia a dia. “No Carnaval, as pessoas tendem a esquecer de beber água e isso é um erro. Substituir água por outras bebidas também não é indicado, principalmente bebidas alcoólicas e refrigerantes, que tem o efeito oposto da água no corpo e acabam ajudando no processo de desidratação”, afirma Eduarda.

Água de coco é uma boa saída para quem quer fugir de refrigerantes e de sucos industrializados. Para quem costuma consumir bebidas alcoólicas, a recomendação da nutricionista é evitar o excesso e não deixar de beber água. Caso alguém passe do ponto na bebida, Eduarda dá algumas dicas para aliviar a ressaca. “Eu sempre recomendo que meus pacientes tomem extrato de própolis aquoso, chá de boldo e muita água após beber. Além de evitar alimentos gordurosos para não forçar ainda mais o fígado”, finaliza.

Confira abaixo algumas receitas simples que podem ser feitas nos dias de Carnaval:

Escondidinho de batata doce

Ingredientes

Recheio: 1 colher (sopa) de azeite, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 250g de frango desfiado, 1 xícara (chá) de espinafre refogado, 3 colheres (sopa) de molho de tomate caseiro, 1 colher (sopa) cheia de cottage.

Purê: 3 batatas doces, 1 colher (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de cebola picada, 1 dente de alho picado, Sal a gosto

Modo de preparo: Em uma frigideira refogue a cebola no azeite até ficar transparente. Depois, acrescente o alho, o frango e refogue um pouco mais. Adicione o molho de tomate caseiro e cozinhe por 5 minutos. Por último, acrescente o cottage, o espinafre e tempere com tomilho, manjericão, sal e pimenta a gosto. Cozinhe a batata em uma panela com água, o suficiente para cobri-la. Em seguida, refogue a cebola e o alho no azeite e acrescente a batata cozida amassada. Mexa tudo e tempere com sal. Para montar, coloque uma parte do purê em um refratário e acrescente o recheio. Cubra com a outra metade do purê, e leve ao forno pré-aquecido a 180º C por cerca de 10 a 15 minutos.

 

Omelete

Ingredientes: 2 ovos (clara e gema) , 1 colher de sopa de cenoura ralada , 1 colher de sopa de beterraba ralada , 1 colher de sopa de ervilhas cozidas , 1 colher de chá de cebola picada , ½ dente de alho picado, 1 colher de café de azeite virgem, Sal e pimenta à gosto.

Modo de preparo: Misture tudo num recipiente exceto o azeite. Unte uma frigideira antiaderente com azeite e despeje a mistura. Deixe dourar dos dois lados e retire do fogo. Sirva em seguida.

 

Suco anti-inchaço

Ingredientes: 1 fatia de melancia (200g), 3 talos de salsão , 100 ml de chá de hibisco , 2 pedras de gelo

Modo de preparo: Bater no liquidificador e tomar em seguida sem coar.

 

Suco detox

Ingredientes: 1 fatia de abacaxi (150g), 1 folha de couve, suco de 1 limão, 150ml de água de coco, 3 pedras de gelo

Modo de preparo: Bater no liquidificador e tomar em seguida sem coar.

Própolis aquoso: Misturar 150 ml de extrato de própolis em 200ml de água.

Últimas notícias