Maracatus vão descer das alturas na abertura do Carnaval do Recife

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 24/02/2017 às 7:26
Marco Zero do Recife deve ficar superlotado durante a folia
Marco Zero do Recife deve ficar superlotado durante a folia

A abertura do Carnaval do Recife, nesta sexta-feira (24) promete surpreender. Além de todas as homenagens ao batuqueiro Naná Vasconcelos, que por vários anos comandou nações de maracatus na estreia da festa da capital pernambucana, uma intervenção artística deve encher de simbolismo e magia o dia. É que batuqueiros do maracatu ficarão suspensos de uma altura de 40 metros em frente ao principal palco da folia do Recife, o Marco Zero, para um show diante da multidão que deve lotar o espaço.

Olha como vai ser apresentação Olha como vai ser apresentação

Com figurino "surpresa" inspirado nas tradicionais roupas do maracatu, tocando instrumentos típicos da região, como alfaias e gonguê, 20 músicos içados por um guindaste deve tirar o fôlego dos foliões. O grupo se apresentará quatro vezes ao dia, de sexta (24) a domingo (26). A ação inusitada une arte circense e percussão aérea. Pelo repertório do grupo, músicas conhecidas como Beija Flor, de Timbalada, Mama África, de Chico César, e Marchinhas Tradicionais. Todas apresentadas em ritmo de maracatu.

Homenagens a Naná Vasconcelos

Naná Vasconcelos comandou durante anos a abertura do Carnaval do Recife Naná Vasconcelos comandou durante anos a abertura do Carnaval do Recife

Pela primeira vez em anos, a abertura do Carnaval do Recife, no palco principal, localizado no Marco Zero, não vai contar com a tradicional apresentação do músico Nana Vasconcelos, que faleceu em outubro do ano passado. Para homenagear o artista pernambucano, Virgínia Rodrigues e Lenine, primeiro e último convidado do percussionista nas edições anteriores, respectivamente, prometem uma grande apresentação.

O ápice do primeira dia da Folia de Momo fica por conta do homenageado de 2017, Almir Rouche, que vai receber vários convidados e promete levantar o público com as músicas tradicionais do Carnaval do Recife.

Almir Rouche, homenageado e uma das principais atrações Almir Rouche, homenageado e uma das principais atrações

Além disso, o dia será marcado por outras apresentações. Também homenageada, a Tribo Carijós do Recife prepara um show bastante irreverente e original. Spok Frevo Orquestra, Ed Carlos, Marrom Brasileiro e Nonô Germano completam a festa.

Confira a programação da abertura do Carnaval 2017 do Recife:

19h00 – Homenagem a Nana Vasconcelos

20h30 – Tribo Indígena Carijós do Recife

21h00 – Almir Rouche + Convidados

23h00 – Spok Frevo Orquestra e Ed Carlos

00h00 – Marrom Brasileiro e Nonô Germano

JC-CID0224_TRE01_CIARA3_WEB

Últimas notícias