Fundador de Os Barba recomenda chegar cedo e diz: "Mauricinhos e patricinhas não são nosso público"; entenda

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 14/02/2017 às 20:40
Estandarte d'Os Barba - Foto: reprodução do Facebook
Estandarte d'Os Barba - Foto: reprodução do Facebook

A troça Os Barba - que nos últimos anos cresceu de público a ponto de incomodar os seus fundadores e também os moradores do Poço da Panela - faz mais uma prévia carnavalesca, sábado (18). No Facebook, Jorge Bandeira, um dos fundadores da troça, publicou comunicado, nesta terça (14), com recomendações a quem quiser participar da folia. Diz que a festa vai das 10h às 16h, não será permitido som mecânico de qualquer espécie nem a entrada de automóveis no espaço delimitado; e ainda que só comerciantes cadastrados poderão trabalhar no espaço.

Bandeira explica no início da publicação que as orientações surgiram da preocupação com a quantidade de foliões, a insatisfação com os desconfortos causados à vizinhança e "no intuito de preservar o patrimônio histórico e cultural do Poço da Panela". Em 2016, relatos de tumultos por causa da multidão e da superlotação de comerciantes, além da poluição sonora e desrespeito ao bairro incomodaram os moradores e frustraram os fundadores, aos quais alguns creditaram a responsabilidade pelo caos.

"Mauricinhos e patricinhas não são nosso público"

O post de Jorge Bandeira no Facebook termina assim: "Se quiser participar da nossa festa chegue cedo. Depois disso [das 16h], chegam os mauricinhos e patricinhas que não são nosso público". Seguidores dele questionam nos comentários o veto a "mauricinhos e patricinhas". Alguém sugere que ele está sendo preconceituoso, a quem ele retruca dizendo que "não é preconceito, é outro público".

Outro seguidor comenta que se é pra excluir, então, que a festa seja feita em casa. Bandeira explica que seu texto é um convite a todos a participar no horário da troça, das 10h às 16h, e continua: "Acontece que depois que 'acaba' Os Barba, chega outra turma que fica curtindo um som mecânico. Nenhuma discriminação, apenas nominei".

Leia o post na íntegra:

Sobre o comunicado acima, Samarone Lima, fundador de Os Barba, escreveu publicação: "Esqueça essas bobagens que escrevem sobre nossa modesta troça"

Volta às origens

O jornalista e escritor Samarone Lima, outro fundador de Os Barba, disse em entrevista ao PorAqui que a troça voltará às origens. "Não vamos engolir essa corda de mania de grandeza. Vamos fazer Os Barba no estilo do início. É uma volta radical às origens - os mesmos dois panelões de feijoada, um garrafão de 20 litros de Pitú, a mesa de frutas, a orquestra, as cerca de 200 camisas pintadas por vários amigos artistas, a coroação do rei, etc...".

Leia mais: Os Barba volta às origens

Últimas notícias