Assembleia homenageia personalidades com Medalha Leão do Norte

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 30/11/2016 às 11:52
Foto: Asselmbelia Legislativa de Pernambuco/Divulgação
Foto: Asselmbelia Legislativa de Pernambuco/Divulgação

A Assembleia Legislativa concedeu, nesta terça (29), a Medalha Leão do Norte Classe Ouro nos mais diversos méritos. A comenda é entregue anualmente com o objetivo de homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado no Estado. Foram agraciadas oito personalidades e entidades durante uma Reunião Solene, coordenada pelo presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT).  A solenidade contou com a presença do vice-governador Raul Henry.

No Mérito Turismo Governador Carlos Wilson Campos, a comenda foi entregue ao secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras, indicado pelo deputado Ângelo Ferreira (PSB), por promover ações de divulgação de Pernambuco nos mercados nacional e internacional.A Medalha Leão do Norte, Mérito Agropecuário José Carlos Estelita Guerra, foi entregue a Alex de Oliveira da Costa, fundador da ONG Pedra d’Água, de Buíque, no Agreste. A entidade contabiliza ampla ação social realizada em benefício da comunidade local. A proposição foi feita pelo deputado Henrique Queiroz (PR).

Quem recebeu a comenda pelo Mérito Ambiental Professor Roldão, a partir de indicação do deputado Zé Maurício (PP), foi a Associação dos Trapeiros de Emaús Recife. Essa entidade sem fins lucrativos dá assistência e orientação a pessoas carentes da Região Metropolitana do Recife, que recuperam a dignidade por meio do trabalho de coleta, recuperação e venda de objetos usados e materiais reciclados.

A professora Terezinha Teixeira Coelho, indicada pelo deputado Odacy Amorim (PT), recebeu a Medalha Leão do Norte, Mérito Educacional Paulo Freire, por seus serviços na área educacional do Estado, notadamente no município de Petrolina, Sertão do São Francisco. Na cidade, a educadora se destaca, sobretudo, por ter desenvolvido uma gestão inovadora no tradicional Colégio Dom Bosco.

A medalha, no Mérito Cultural Gilberto Freyre, foi entregue à Banda Fulô de Mandacaru, por sugestão do deputado Tony Gel (PMDB). Com 15 anos de carreira, o grupo recebe homenagem pelo trabalho artístico que ajuda a divulgar a música nordestina em todo o Brasil e no exterior. Recentemente, a banda venceu o programa SuperStar, da Rede Globo.

O médico naturopata e fundador do Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), Celerino Carriconde, foi agraciado com a comenda, no Mérito Sanitário Josué de Castro, por iniciativa do deputado Waldemar Borges (PSB). O médico tem exemplar atuação nessa ONG, promovendo melhoria da qualidade de vida, com ênfase no direito à saúde.

A Medalha Leão do Norte, Mérito Mulheres de Tejucupapo, foi concedida a Renata Campos, por indicação do deputado Guilherme Uchoa. A economista e auditora do Tribunal de Contas do Estado idealizou e coordenou o Programa Mãe Coruja, que visa articular, formular, executar e monitorar ações direcionadas a promover a redução da mortalidade materna e infantil. A iniciativa está presente em 105 municípios pernambucanos.

No Mérito Esportivo Carlos Alberto Oliveira, a medalha foi entregue à nadadora pernambucana Etiene Medeiros, por proposição do deputado Lucas Ramos (PSB). A atleta conquistou diversas vitórias em competições internacionais. Destaque para a medalha de ouro nos 100 metros costas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (Canadá), em 2015, estabelecendo novo recorde da modalidade na competição. Etiene também foi eleita a melhor nadadora do Brasil por duas vezes consecutivas.

Últimas notícias