Festival Arte na Usina promove dez dias de atividades culturais na Mata Sul; saiba como ir e onde ficar

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 04/11/2016 às 17:19
Usina Santa Terezinha - Divulgação/Festival Arte na Usina
Usina Santa Terezinha - Divulgação/Festival Arte na Usina

A Usina Santa Terezinha, distrito de Água Preta, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, recebe o Festival Arte na Usina, de 11 a 20 deste mês. Na programação há oficinas, mesas, shows e exibições dos filmes O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, e Brasil S/A, de Marcelo Pedroso - este, com trilha ao vivo executada pelo pianista Benjamin Taubkin. O estilista Ronaldo Fraga, a poeta Alice Ruiz, as artistas Leda Catunda e Laura Vinci, a coreógrafa Lu Brites, o designer Hugo França e os pernambucanos Adiel Luna, Helder Vasconcelos, Sagrama, Siba e Silvério Pessoa são alguns dos nomes que vão passar pelo festival nos seus dez dias.

Confira a programação completa

A Associação Jacuípe é a realizadora do Festival Arte na Usina, em parceria com o artista paulista Fábio Delduque. Comandada por Bruna e Ricardo Pessoa de Queiroz mais a publicitária Bárbara Maranhão e o artista José Rufino, a associação trabalha na re-significação do lugar e de seus moradores - só na vila da Usina Santa Terezinha são cerca de 5 mil habitantes; outras 7,5 mil pessoas vivem na cidade vizinha de Campestre (AL), que é quase colada, fora o entorno.

Tendo a vila surgido para abrigar os trabalhadores da usina, que há mais de 20 anos não mói cana-de-açúcar, perdendo sua atividade central, a Associação Jacuípe acredita que o contato com as linguagens culturais e os artistas é capaz de transformar os moradores, levando-os a descobrirem talentos e potenciais de empreendedorismo e redescobrirem manifestações culturais silenciadas ao longo do tempo.

Conheça a Usina Santa Terezinha:

Leia mais: Antiga usina de cana se transforma em usina de arte

Como ir e onde ficar?

A 130km do Recife, o acesso à Usina Santa Terezinha poderá ser feito da capital pernambucana via ônibus da Associação Jacuípe grafitado pelo artista Manoel Quitério, que fará, diariamente, partidas e chegadas do RioMar. Cada bilhete custará R$ 5. Quem vai do Agreste e de outras cidades da Mata Sul pode ir por Palmares, em linha diária da Borborema, com viagens de hora em hora. O Festival Arte na Usina oferece "pousada domiciliar" na casa de moradores para quem deseja hospedar-se lá. Pelo site www.usinadearte.org é possível conhecer as opções de quartos e casas, e fazer reservas. Haverá também uma área pra camping, sob o valor de R$ 30, a diária da barraca.

Últimas notícias