O tom do seu batom pode ajudá-la a conquistar dentes mais brancos.

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 02/10/2016 às 9:56
batom_e_sorriso[1] FOTO:

Com a proximidade do verão, cresce o desejo por colorir os lábios com tonalidades vibrantes depois de uma temporada de cores mais discretas no inverno. Entretanto, escolher o batom certo pode ir além da vontade de deixar a boca definida. A cor do produto pode destacar também o sorriso, fazendo com que os dentes pareçam mais brancos.

Para isso, é preciso levar em consideração os pigmentos contidos no batom e a cor da pele. Segundo a dentista e especialista em estética do sorriso, Andrea Brito, alguns tons de batom podem fazer a diferença e chamar atenção para um sorriso iluminado. De acordo com a profissional, um dos truques para fazer os dentes pareceram mais brancos com a maquiagem é investir em batons de paletas que puxem para os tons mais avermelhados . “Os melhores tons de batom para destacar os dentes brancos são os de cores que contenham pigmentos vermelhos e azulados como toda a gama de vermelho, roxo, e vinho, pois neutralizam o tom amarelado dos dentes. Já os que tem pigmentação amarela vão evidenciar o amarelado dos dentes, como os tons de laranja , rosa e vermelhos muito abertos. Se quiser ousar, aposte num tom de ameixa", explicou.

Ela também complementou: “A impressão de dentes brilhantes se dá por um conjunto de fatores, como cor do cabelo , da roupa , além do tom de pele, já que no verão estamos mais bronzeadas , e isso ajuda muito na aparência da cor dos dentes", ressaltou. A profissional revela, ainda, que não é só o pigmento que destaca a cor dos dentes. A textura do batom pode influenciar no visual e deixar o sorriso menos atraente dependendo do tipo de maquiagem. Gloss, batons de fórmulas acetinadas, cremosas ou com brilho chamam mais atenção para a boca do que batons foscos, e destacam os lábios. "O efeito laqueado, que por tanto tempo esteve longe da boca das mulheres, volta com força e vai chamar atenção para os dentes branquinhos, portanto abuse dos brilhos labiais", contou Andrea.

Confira as cores e suas considerações:

VERMELHO

Opte pelos vermelhos e evite os que têm fundo alaranjado. O vermelho aberto se tornou queridinho porque cai bem na maioria dos tons de pele e tem base azul, o que dá a sensação de dentes mais claros. Isso acontece pois na paleta de cores o azul é oposto ao laranja/amarelo, anulando tons alaranjados /amarelados. Qualquer outro batom que tenha a base azul ajudará a neutralizar a cor dos seus dentes.

ROSA CLARO

Rosas claros tendem a ser um pouco mais complicados do que os vermelhos, pois eles não têm o contraste escuro para deixar seus dentes mais brancos. Mas a mesma regra se aplica: fuja dos que têm fundo alaranjado e corais. Prefira os rosas berry, que são mais próximos do cereja e vinho.

ROSA ESCURO

Prefira os tons berry, que são rosados ou arroxeados que puxam para o vermelho, ou seja, têm base azul. Algumas opções são um framboesa aberto ou um ameixa profundo. Outro ponto que deve ser considerado é a fórmula do batom: os que são brilhantes e luminosos tendem a favorecer seu sorriso, ao contrário dos mattes.

NUDE

Tons naturais, próximos a cor da boca, e cores neutras levemente luminosas são as melhores opções. Às vezes, só é preciso de um pouco de brilho para realçar os dentes. Além da cor, a textura também é importante na hora de escolher o nude perfeito, o batom à direita é puxado para o pêssego e matte, o que não ajuda a destacar o sorriso, a não ser que seus dentes já sejam bem brancos. Fora isso, o matte deixa os lábios secos.

INIMIGOS

Batons cintilantes e com brilho em excesso podem deixar seus lábios brancos, o que não fará um bom contraste com seus dentes. Se os tons alaranjados não são legais, o laranja puro proporciona um efeito ainda pior. E tenha cuidado com os cor de rosa abertos e as cores neon, pois algumas podem fazer os dentes parecerem mais escuros.

Últimas notícias