Você sabe como montar uma bela mesa?

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 25/09/2016 às 7:41
mesa4 FOTO:

Você costuma receber amigos para jantar em casa e quer dar um toque pessoal e, ao mesmo tempo, sofisticado na arrumação da mesa? Saiba que não é difícil e o resultado compensa o capricho. De acordo com a empresária Angélica Marques, uma das sócias à frente da Lamitié, a primeira etapa que se deve pensar na hora de arrumar a mesa perfeita é definir o estilo do jantar. O formato da recepção como jantar formal ou despojado deve dar o tom para a escolha da decoração. O cardápio que será servido também interfere na escolha das peças. Alguns pratos pedem uma louça mais requintada e determinam a disposição dos utensílios na mesa. Após a definição do estilo e do menu, pode-se partir para a escolha do enxoval que será utilizado. “Arrumar uma mesa elegante e funcional é uma arte e deixa os convidados satisfeitos, pois demonstra o carinho em receber”, afirma a empresária.

Uma das opções de mesas Uma das opções de mesas

Uma das opções de mesas Uma das opções de mesas

Uma das opções de mesas Uma das opções de mesas

mesa4

Segundo ela, para iniciar a organização, comece definindo a cor da decoração. Com base nos tons é possível pensar em todos os elementos que compõem a mesa e também nas flores que poderão dar vida à decoração. Outro ponto que deve ser analisado é se a louça disponível em casa é suficiente para compor a mesa com todos os convidados. “Atualmente temos muitas opções de locação de peças caso não se tenha todos os itens dos jogos. Em relação aos acessórios, também realizamos esse serviço de aluguel, que se torna prático e muito funcional”, explica Angélica. Ainda de acordo com ela, a escolha de cada peça é muito importante no contexto, pois a harmonia precisa dar o tom do todo. “A toalha precisa estar alinhada ao guardanapo, bem como aos pratos, talheres, taças etc", pontua. Com o menu definido, se providencia a louça correta, e consequentemente todos os acessórios que darão o charme e sofisticação que a ocasião pede; porta guardanapos, sousplasts, guardanapos, entre outros.

Para finalizar, a empresária dá a dica para organizar corretamente a mesa: “Os copos, taças, talheres e demais utensílios podem ser arrumados de diversas maneiras, de acordo com o estilo da recepção. Uma forma bem elegante e formal é o famoso estilo francês. Neste tipo de recepção, cada utensílio tem o seu lugar definido. Os talheres também precisam estar dispostos da maneira correta: garfos à esquerda do prato, facas à direita com as lâminas voltadas para dentro e a colher ao lado das facas. Os copos devem ficar do lado direito do prato, sempre em ordem decrescente de tamanho, de dentro para fora: o maior para água, o do meio para vinho tinto e o menor para vinho branco. Caso ofereça champanhe, a taça deve estar atrás da fila de copos. “Estando tudo organizado, dê um toque final com flores, arranjos ou até velas. O que vale é abusar da criatividade e gostar de receber os amigos e família”, finaliza.

 

Últimas notícias