"'Aquarius' devolveu meu nome e meu rosto", diz Sonia Braga, em volta ao Brasil

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 19/08/2016 às 19:12
GM-750e410 FOTO:

A eterna Gabriela, Sonia Braga, voltou ao Brasil, quinta (18), para participar da agenda de divulgação do filme Aquarius, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho. No Recife, para a pré-estreia que ocorre neste sábado (20), no Cinema São Luiz, a atriz, que vive a protagonista, Clara, comentou sobre a carreira após a repercussão mundial do longa, por causa da exibição e boa repercussão no Festival de Cannes, em maio. "Até começaram a me reconhecer na rua", conta ela, relatando que o copiloto do voo que a trouxe à capital pernambucana a reconheceu por ter assistido ao trailer de Aquarius no cinema.

Fotos: Guga Matos/JC Imagem Fotos: Guga Matos/JC Imagem

Sonia, que é pedra edificante da TV e do cinema brasileiros, com trabalhos como a novela Dancin' Days e os filmes Dona Flor e seus dois maridos e O beijo da mulher aranha, lembra, ainda, que numa das suas temporadas em Niterói, no Rio, foi abordada por uma jovem que desconfiava conhecê-la sem saber de onde. Depois de titubear, a moça achou ter se lembrado: "Ah, você trabalhava no Center Shopping Rio?". "Ainda não, mas se continuar desse jeito..." teria respondido a atriz, com graça.

"Aquarius devolveu meu nome e meu rosto. Recebi de volta a minha identidade no cinema", confessa Sonia, sobre a obra tê-la trazido de volta à tela grande em papel de destaque. Ela, aliás, confirmou ter recebido convite para o filme Going place, dirigido e protagonizado por John Turturro, com Susan Sarandon e Audrey Tautou; além da adaptação para o cinema do livro Extraordinário, no qual viverá a mãe da personagem de Julia Roberts.

Leia também: Por que assistir a Aquarius?

Foto: Guga Matos/JC Imagem Data: 19-8-2016 Assunto: CULTURA - Atriz Sonia Braga.Coletiva da Pré-Estréia do filme Aquarius de Kleber Mendonça Filho com a atriz Sonia Braga. O lançamento do filme será no sábado 20-08-2016 no Cinema São Luiz. Palavras Chaves: Aquarius - Filme - Filme Brasileiro - Cinema - Coletiva - Pré Estréia - ##

Sobre as críticas de cunho político direcionadas a ela pelo fato de morar fora do Brasil e ter protestado contra o impeachment de Dilma Rousseff, Sonia fala: "Quando a gente desaparece da telinha e da tela grande parece que a gente desapareceu do mundo, mas eu tenho casa e família em Niterói. Eu estava lá quando o Morro do Bumba [em 2010] desabou e fui uma das primeiras pessoas a se apresentar como voluntária... Como cidadã, eu estava presente quase o tempo todo; como atriz é que eu estava afastada".

"Eu não sou atriz"

Foto: Guga Matos/JC Imagem Data: 19-8-2016 Assunto: CULTURA - Atriz Sonia Braga.Coletiva da Pré-Estréia do filme Aquarius de Kleber Mendonça Filho com a atriz Sonia Braga. O lançamento do filme será no sábado 20-08-2016 no Cinema São Luiz. Palavras Chaves: Aquarius - Filme - Filme Brasileiro - Cinema - Coletiva - Pré Estréia - ##

De vestido vermelho escarlate, em cima de saltos altíssimos e com cabelo trançado, em coletiva de imprensa, Sonia Braga relembrou que há um ano gravava o filme na praia de Boa Viagem. Retrocedeu mais um pouco, do tempo em que recebeu o convite de Kleber Mendonça Filho, das primeiras conversas com ele, por Skype, e depois o encontro dos dois em Nova York. "Ele me mostrou o roteiro e era muito texto! [MAS] ele falou que não trabalhava com atores, e então eu disse: 'Eu não sou atriz'", contou, puxando risos. E continuou: "Toda a minha vida trabalhei com a intuição. Não tenho formação acadêmica. Ensaio me assusta. Não sou uma atriz que fica trancada no camarim. E Kleber vê o ator como pessoa, e não como ator".

Leia também: As torres gêmeas foram apagadas em cena de Aquarius

Últimas notícias