Onde comprar ou beber cerveja artesanal pernambucana?

Romero Rafael
Romero Rafael
Publicado em 05/08/2016 às 7:00 | Atualizado em 13/07/2021 às 17:00
Babylon-German-Lager FOTO:

Foto: Guilherme Freire

Hoje é Dia Internacional da Cerveja, a bebida alcoólica mais consumida no País. Sua apreciação pelos brasileiros tem passado por mudança - há um movimento de paladares saltando das "brejas" populares e industrializadas para receitas com novos sabores e aromas, produzidas artesanalmente, em pequenas fábricas ou mesmo em casa. Em Pernambuco, a Associação de Cervejeiros Artesanais (Acerva-PE) já soma oito cervejarias - Babylon, Capunga, DeBron, Duvália, Ekäut, Estrada, Patt Lou e Pernambucana - regulamentadas com o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A maioria delas tem funcionado abaixo da capacidade, devido à demanda ainda tímida: no Brasil, por exemplo, apenas pouco mais de 1% de todo o consumo de cerveja corresponde às artesanais - dessas, as pernambucanas formam só 0,14%. O maior desafio das cervejarias artesanais na conquista de um espaço maior e de novos paladares está justamente em mudar a cultura cervejeira. Nesta data, portanto, o Social1 preparou um mapa com os locais onde comprar ou beber cerveja artesanal pernambucana no Recife pra quem já curte ou pra quem quer experimentar. Encontre o seu lugar:

Só em Pernambuco, são mais de cem cervejeiros caseiros, que produzem suas bebidas da forma mais artesanal, para consumo e pequenas vendas. A gente conversou com o cervejeiro Cesar Feitosa, da Lagertha. Ele fala sobre cerveja artesanal, tirando dúvidas e matando curiosidades. Assista:

Leia mais:

Breve cartilha para acertar na harmonização de cervejas especiais

Beer Tour - Fábrica da Itaipava, em Itapissuma, abre as portas para visitas guiadas

Últimas notícias