Beth Itamar serve afeto em festival gastronômico sobre amor

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 29/07/2016 às 14:26
WhatsApp Image 2016-07-28 at 21.34.09 FOTO:

Beth Itamar - Fotos: Divulgação Beth Itamar - Fotos: Divulgação

A chef e banqueteira Beth Itamar estreou na noite desta quinta (28) o festival Sabores do Amor e Afeto, no La Comédie, na Aliança Francesa do Derby. A ideia do festival partiu da filha dela, Ana Helena Passos. Doutora em serviço social pela PUC-Rio, Ana Helena pesquisa sobre o racismo e outros preconceitos. Da sua vivência como professora de uma universidade em São Paulo, ouviu de uma mãe que atrasara a conclusão do curso para esperar a filha alcançá-la e, então, concluírem juntas, que mãe e filha, pais e filhos, devem trabalhar juntos em algo pelo menos uma vez na vida. Pensou mais: nos sabores afetivos da cozinha da mãe e nas reflexões sobre afeto que transbordam das suas pesquisas.

Ana Helena deu início ao jantar com um breve discurso, quando falou sobre opressões, como o racismo, dominações, como o eurocentrismo, e afeto. "O racismo afeta o afeto!", cravou. "O machismo afeta o afeto, a homofobia afeto o afeto...", completou depois numa conversa informal sobre a sua proposta de fazer as pessoas refletirem sobre amor. Na sequência, o menu de Beth Itamar foi servido como afeto materializado - o afago. Na entrada, tanto os pastéis recheados com codorna quanto os camarões empanados com gergelim acompanham um involtine (enroladinho italiano) em que o doce do damasco e o sal do parma neutralizam o amargo do jiló.

In O involtine, com damasco, parma e jiló

Avançando para os pratos principais, o filé au poivre, com três pimentas moídas, servido com gratin de batatas levou muita gente a anos passados, em que o prato podia ser pedido nos restaurantes; fez vegetariano abrir exceção; ativou a memória do paladar; recordação afetiva. A outra opção é um papelote de pescada amarela e legumes no azeite e ervas com arroz de marisco. O jantar termina com uma banana ao mel de engenho e especiarias mais sorvete de canela. Quer mais afeto? O festival segue nesta sexta (29) e neste sábado (30).

WhatsApp Image 2016-07-28 at 21.33.54 Filé au poivre com gratin de batatas

WhatsApp Image 2016-07-28 at 21.34.00 Papelote de pescada amarela com arroz de marisco

WhatsApp Image 2016-07-28 at 21.33.51 Banana ao mel de engenho com especiarias e sorvete de canela

Últimas notícias