Preta Gil vai à delegacia para denunciar ataques racistas que sofreu nas redes sociais

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 27/07/2016 às 9:20
Preta Gil - Foto: Reprodução
Preta Gil - Foto: Reprodução

Após revelar que foi vítima de uma série de comentários racistas em suas redes sociais, Preta Gil foi até a Delegacia de Repressão Contra Crimes de Informática (DRCI), no Rio, nessa terça-feira (26), para registrar uma denúncia do caso. Acompanhada do marido Rodrigo Godoy, de uma advogada e de seu empresário, a cantora deu o seu depoimento e falou com a imprensa. "Vim aqui prestar a denúncia. E eles vão ser investigados. A delegada disse que hoje é possível achar essas pessoas. A maioria parece ser de jovens e adolescentes. E isso me deixa mais preocupada e triste porque a gente vê a violência instaurada hoje no mundo e como as redes sociais podem ser usadas de uma forma tão equivocada pelas pessoas", afirmou a artista.

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

"Contei para a delegada como eu fiquei ciente dos ataques ontem (25) à noite, quando entrei na página do meu Facebook e vi uma série de ofensas a minha pessoa, com xingamentos e ataques racistas me chamando de macaca e falando que eu tinha que voltar para a senzala. Coisas absurdas que me chocaram. Fiquei muito nervosa no primeiro momento. E falando com advogados e amigos, eles me aconselharam a procurar a delegacia. "Havia xingamentos com hashtag. Eles disseram que agora eu teria que aturá-los. Acho que você tem que denunciar. Eu convivo com os 'haters', mas nunca houve algo tão grave e nunca foi organizado com um monte de uma vez só", disse Preta. 

A filha de Gilberto Gil lembrou ainda de outros casos de racismo na internet: "Outras mulheres que sofreram isso são minhas amigas estiveram aqui e fomos fortes suficientes para estarmos aqui, denunciar e correr atrás dos nossos direitos. E vim principalmente para incentivar quem não tem visibilidade da mídia e sofre isso diariamente, não só virtualmente, mas verbalmente", comentou a cantora.

Comentários no perfil da cantora. Foto: Reprodução Comentários no perfil da cantora. Foto: Reprodução

"Temos que denunciar para que a sociedade evolua. Temos que lutar para banir este tipo de preconceito e correr atrás dos nossos direitos. Racismo é crime. Infelizmente, se as pessoas não entendem que isso é um absurdo na sua educação e formação, que entendam pela lei e pela justiça", finalizou.

Entenda o caso

Segundo Preta, um grupo intitulado #MM invadiu seu perfil no Facebook e postou várias ofensas contra ela. A artista usou suas redes sociais para desabafar sobre os comentários racistas que enfrentou na última segunda-feira (25). "Meu Facebook foi atacado por um grupo intitulado #MM. Estou em estado de choque. Chocante! Racismo é crime. Será que eles não sabem ainda?. O mais triste é que a maioria são crianças! Já com tanto ódio no coração!!!", disse.

Últimas notícias