Antônio Campos quer vaga na Academia Brasileira de Letras

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 24/07/2016 às 11:21
tonca FOTO:

O advogado e escritor pernambucano Antônio Campos vai concorrer à vaga na Academia Brasileira de Letras do jurista Evaristo de Moraes Filho, falecido na sexta-feira (22), aos 102 anos, em casa, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, de infarto do miocárdio e insuficiência respiratória. Autor de obras como Portal de Sonhos e Diálogos, Campos havia anunciado que concorreria ao posto do jornalista e crítico teatral Sábato Magaldi. Entretanto, com a inesperada notícia do falecimento de Evaristo, Antônio decidiu concorrer à vaga de um imortal de sua mesma área de atuação profissional.

Presidente da Fliporto, reconhecida como uma das três principais festas literárias internacionais do Brasil, Antônio Campos é integrante da Academia Pernambucana de Letras, onde tornou-se o mais jovem imortal da Casa de Carneiro Vilela e o que reúne maior número de livros publicados nos mais diversos gêneros da criação literária. Além disso, acumula as funções de presidente dos institutos Miguel Arraes e Maximiano Campos, ambos sediados no Recife. "Na Academia Brasileira de Letras quero resgatar a tradição pernambucana de grandes vultos literários que, no passado recente, e no presente, muito contribuíram para o engrandecimento da instituição e para a cultura do País", destacou Antônio Campos

O corpo será velado no Petit Trianon, na Sala dos Poetas Românticos, das 10 às 15 horas de amanhã, dia 23, sábado, e será sepultado no Mausoléu da ABL, no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, às 16 horas.O Presidente da ABL, Acadêmico e professor Domício Proença Filho, ao tomar conhecimento da morte de seu confrade, determinou luto de três dias e que a bandeira da Academia fosse hasteada a meio mastro.

 

Últimas notícias