Primeira edição do FINCAR será no Cinema São Luiz

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 06/07/2016 às 15:41
filmes FOTO:

Com o incentivo do Governo de Pernambuco através da Funcultura Audiovisual e produzido pela Orquestra Cinema Estúdios e  Vilarejo Filmes, a capital pernambucana sediará a primeira edição do projeto FINCAR - Festival Internacional de Cinema de Realizadores. O evento acontecerá no Cinema São Luiz, entre os dias 6 e 9 de julho, sempre às 18h.

O objetivo do FINCAR é promover um debate sobre a presença da mulher no cinema e propor uma investigação mais aguçada do processo criativo da produtoras e realizadoras no mundo. Mais de 2.400 filmes, de 19 países, foram inscritos, mas somente 30 serão exibidos ao longo do festival.

?"O FINCAR surge em torno do debate sobre a mulher e o cinema?,? e sua primeira edição acontece dentro do cenário político de perdas de direitos e avanço do conservadorismo no Brasil. Assim, foi se revelando o conceito central da curadoria este ano: Resistência. Corpos femininos em resistência de ser, olhar e lutar", conta a diretora artística e curadora do festival, Maria Cardozo, "Os filmes trazem na sua maneira diferentes formas de resistir. Seja de forma urgente, performática, documental, experimental, evocando memórias ou construindo personagens femininas complexas. Ocuparemos um cinema de rua com curtas, médias e longas-metragens feito por realizadoras", completou.

Foto: Tiago Calazans

 

Últimas notícias