Longe da tecnologia: confira as melhores brincadeiras para a criançada curtir nas férias

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 29/06/2016 às 11:58
barra FOTO:

Julho é o mês das férias escolares e, claro, que os pequenos precisam de muita diversão durante o período. Antigamente, as crianças corriam para jogar amarelinha, bola de gude ou pular corda. No entanto, com o advento do computador, vídeo game, ipad e celular, muita coisa mudou. A diversão ganhou novas opções, mas que tal relembrar brincadeiras legais que podem ser feitas em casa, sem os aparelhos tecnológicos e com muita animação? foi pensando nisso que o Social1 listou várias formas de lazer que já fizeram muito sucesso entre a criançada. Dá uma conferida:

 Amarelinha

A brincadeira, que consiste em pular as casas com um pé só até chegar ao fim, é simples: basta um giz ou algo para marcar o chão.

1072810-amarelinha Foto: Reprodução/ O Globo

Bola de Gude

Quem nunca passou horas tentando aprender a melhor forma de jogar a bola para conseguir ganhar? bem, a intenção do jogo é bater a bolinha na do adversário, para ganhar pontos ou a própria bola dele.

Foto: Reprodução/ UOL Foto: Reprodução/ UOL

Corrida de Saco

Como o nome já diz, os pequenos devem correr, mas dentro de um saco. Vence quem chegar ao final primeiro. Além de super divertida, a brincadeira é barata, já que o único equipamento necessário é o saco.

Foto: Reprodução/ Portal da Amazônia Foto: Reprodução/ Portal da Amazônia

Pular Corda

A animação, que também serve como um exercício físico, só pede uma corda e três crianças, duas para segurar e uma para pular. Geralmente, a brincadeira funciona com uma música.

"O homem bateu na porta

E eu abri

Senhoras e senhores

Coloca a mão no chão (fazer isso pulando a corda)

Senhoras e senhores

Pule de um pé só (fazer isso pulando a corda)

E da uma rodadinha (fazer isso pulando a corda)

E volte para o olho da rua (sair da corda, senão sair começa a bater forte a corda)".

Quem já brincou ao som dessa?

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Elástico

Outra opção que também é um exercício físico é o elástico. Confere esse vídeo que ensina bem direitinho como participar da brincadeira:

Cabo de Guerra

Basta dividir dois grupos, separar um cabo e pronto: que comece a competição. A intenção da brincadeira é que uma das equipes consiga puxar o cabo segurado pela outra.

Foto: Reprodução/ Editora Brasil Foto: Reprodução/ Editora Brasil

Bafo

Quem já colecionou figurinhas com certeza vai lembrar do Bafo. Confira o vídeo que ensina bem direitinho como é o jogo:

Espiribol 

O esporte funciona assim: uma bola, presa a um poste, deve ser lançada por dois jogadores até que um deles consiga enrolar a corda do adversário e vencer.

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Queimado

Dois times são divididos e começa o jogo. Cada um vai jogando a bola para o adversário tentando mata-lo. Quem conseguir derrotar o outro time queimando todos os participantes ganha o jogo. Maravilhoso, não é?!

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Barra Bandeira

Duas bandeiras são colocadas dos dois lados da quadra e duas equipes são divididas. A intenção é atravessar o campo e capturar o símbolo sem ser parado por algum adversário.

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Pega Congelou

Quem nunca brincou de pega-pega? o grupo escolhe o pegador, que conta até dez para começar o jogo, e os outros participantes devem correr para não serem pegos. Caso forem, estão congelados até que outro participante toque neles e os libertem.

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Batata Quente

Os jogadores formam um círculo, com um deles sentado ao centro da roda com os olhos vendados. No círculo, cada jogador deve passar a bola  para o que está a sua direita. Enquanto o objeto é passado, todos cantam: "Batata quente, quente, quente, quente... ". Mas, ao qualquer momento o jogador que está vendado ponde gritar: Queimou e quem estiver com a bola nas mãos será o próximo a ir para a roda.

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Marco Polo

Quem é fã de piscina com certeza lembra de Marco Polo. Um participante é escolhido para comandar a brincadeira, enquanto os demais fogem. Então o jogador fala "Marco" e os outros "Polo", até que ele consiga pegar um dos jogadores. Ah, também tem a pergunta: "Peixinho fora d'agua"?.

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Leia também: Parque Star Wars Experience será montado no Shopping Recife

“Procurando Dory” estreia nesta quinta-feira; saiba onde assistir ao filme

Piscina gigante de bolinhas desembarca no Shopping Guararapes

Últimas notícias