Raduan Nassar vence pela segunda vez o Prêmio Camões

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 30/05/2016 às 19:15
raduan nassar FOTO:

Um dos renomados nomes da literatura brasileira, o escritor Raduan Nassar, recebeu o Prêmio Camões nesta segunda-feira (30). Aos 80 anos, o nome do romancista, escolhido por unanimidade, foi anunciado pelo secretário de Estado de Cultura de Portugal, Miguel Honrado. Pelo trabalho, ele levará consigo 100 mil euros (R$ 400 mil).

O júri - Paula Morão, Pedro Mexia, Flora Süssekind, Sérgio Alcides do Amaral,  Lourenço do Rosário e Inocência Mata -, composto por professores, críticos, ensaístas e escritores, destacou no trabalho do autor de Lavoura Arcaica e Um copo de Cólera a "extraordinário qualidade da sua linguagem e da força poética de sua prosa".

Raduan Nassar/Fotos: Reprodução da Internet Raduan Nassar/Fotos: Reprodução da Internet

Além de Raduan, o Prêmio Camões já agraciou os seguintes escritores brasileiros: João Cabral de Melo Neto (1990); Rachel de Queiroz (1993); Jorge Amado (1994); Antônio Cândido (1998); Autran Dourado (2000); Rubem Fonseca (2003); Lygia Fagundes Telles (2005); João Ubaldo Ribeiro (2008); Ferreira Gullar (2010); Dalton Trevisan (2012); e Alberto da Costa e Silva (2014).

"O tempo é o maior tesouro de que um homem pode dispor; embora inconsumível, o tempo é o nosso melhor alimento; sem medida que o conheça, o tempo é, contudo, nosso bem de maior grandeza: não tem começo, não tem fim; é um pomo exótico que não pode ser repartido, podendo, entretanto, prover a todo mundo; onipresente, o tempo está em tudo (...) o equilíbrio da vida depende essencialmente deste bem supremo, e quem souber com acerto a quantidade de vagar, ou a de espera, que se deve pôr nas coisas, não corre nunca o risco, ao buscar por elas, de defrontar-se com o que não é; (... ) Porque só a justa medida do tempo dá a justa natureza das coisas", trecho de Lavoura Arcaíca.

 

Últimas notícias