Técnicos do Arquivo Nacional ajudam Arquivo Público a digitalizar acervo do DOPS

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 24/05/2016 às 16:10
MIGUEL-ARRAES-DOPS FOTO:

Uma equipe técnica do Arquivo Nacional, liderada por Carla Lopes, da Coordenação do Centro de Referência Memórias Reveladas, está desde esta terça-feira (24) no Recife para dar suporte à equipe do Arquivo Público Estadual na supervisão do processo de digitalização dos arquivos do DOPS. A digitalização está sendo realizada graças a uma parceria entre o Arquivo Nacional e o Arquivo Público Estadual de Pernambuco e tem previsão de conclusão para 10 meses.

O grupo técnico foi recebido pelo diretor do Arquivo Público Estadual, Evaldo Costa, que comandou reunião na qual foram tratados aspectos fundamentais do tratamento a ser dado à documentação. “Temos aqui um extraordinário manancial de informações reunido pela polícia política entre os anos 40 e a segunda metade da década de 1980, quando extinção do DOPS no segundo governo Arraes”, lembrou Evaldo.Segundo ele, a documentação mostra com clareza a opressão exercida por uma elite autoritária e patrimonialista sobre o povo brasileiro ao longo de décadas, independentemente de vivermos regimes ditatoriais ou períodos de democracia formal.

Os técnicos ficam no Recife até esta quarta-feira, mas voltam em breve para nova etapa do trabalho. O Acervo do DOPS está acondicionado numa sala 150 metros quadrados nas instalações do Arquivo Público da Rua Imperial. As condições são consideradas satisfatórias tanto do ponto de vista das técnicas de arquivologia quanto no que diz respeito à estrutura física do local.

Últimas notícias