Roteirista pernambucano premiado em Cannes realiza curso no Recife

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 17/05/2016 às 10:53
bill FOTO:

Vencedor do Festival de Roteiros de Cannes 2016 (Cannes Screenplay Contest) na categoria Melhor Piloto de TV – Drama com um episódio para a série Arrow, o pernambucano Bill Labonia, roteirista da DAC Vancouver (Canadá), vem ao Recife para ministrar o workshop Roteirista Empreendedor. O curso, uma adaptação de seu livro e blog para a sala de aula, acontece dias 24 e 25 de maio, na Caramiolas Lab, Centro.

O encontro tem o formato “Writer’s Room”, no qual cada aluno traz sua história para ser trabalhada em esquema de colaboração mútua, e é concentrado em duas partes: criatividade (a criação do texto) e business (a venda do produto). Entre maio e junho, o workshop passará ainda por São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Brasília, atendendo a um convite da Redhook, escola de criatividade e inovação, que promove a turnê.

No primeiro bloco das aulas, o foco é na criação, fundamentos e estrutura do­­ roteiro. No segundo, o que Bill considera um grande diferencial: o que fazer com o texto depois de pronto? Serão discutidas estratégias de sucesso e como dar os primeiros passos rumo à profissionalização; as formas e meios de comercializar e distribuir esse trabalho. O curso é direcionado para aspirantes a autores ou profissionais que desejam conhecer mais a fundo o mercado de cinema e TV. “Falo sobre empreendedorismo, postura, como o mercado funciona e o que fazer com um roteiro pronto. Essa parte é tão importante quanto a primeira, mas de modo geral é ignorada pelas escolas e cursos de cinema. Precisamos preencher esta lacuna. Nada vem fácil e certamente ninguém vai descobrir um roteirista enquanto ele estiver sentado em casa. Se ele não correr atrás do seu, ninguém mais vai”, afirma Bill Labonia.

Aos 35 anos e com dez de carreira, o pernambucano ganha cada vez mais espaço no mercado internacional. Com o prêmio em Cannes no mês de abril, a produtora canadense DAC o contratou para escrever uma série inédita de 13 episódios e um longa de ficção para a TV internacional. A renomada Vancouver Film School (VFS), onde Bill estudou roteiro ao longo de 2015, criou o título de “Embaixador no Brasil” e o convidou a assumi-lo, o que o levará a ministrar outros workshops e master classes no País. Ele herdará o cargo de Rick Drew, roteirista do famoso seriado “MacGyver” – era Rick que eventualmente vinha ao Brasil lecionar pela escola. Após Cannes, Bill transformou seu e-book “Roteirista Empreendedor – Guia prático de roteiro de cinema”, lançado em janeiro deste ano, em livro físico. Também cresce sua atuação como tradutor e Script Doctor, em que presta consultoria online para roteiristas no Brasil e exterior.

Últimas notícias