Led Zeppelin acusada de plágio num dos maiores hits da banda

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 12/04/2016 às 15:34
led FOTO:

Os fundadores dos Led Zeppelin, Robert Plant e Jimmy Page, vão ser julgados, a 10 de maio, por terem plagiado a sequência de acordes que abre a popular música da banda Stairway to Heaven. Segundo a agência Reuters, a queixa foi feita por Michael Skidmore, um representante do falecido guitarrista dos Spirit, Randy Wolfe – também conhecido como Randy California -, compositor da música Taurus, que teria sido a inspiração.

O tribunal de Los Angeles considerou que existiam semelhanças suficientes entre as duas melodias e o caso vai ser decidido por um julgamento de júri. Plant e Page dizem ter escrito o “hit” numa casa remota em Walles, mas Skidmore afirma que ambos se inspiraram no instrumental de Taurus, quando ouviram tocar a música em 1968/69. Skidmore quer que seja atribuído crédito a Randy Wolf pela música.

Lançada em 1971 no quarto álbum da banda, a música é vista como um dos maiores clássicos do rock, e um dos temas mais bem-sucedidos de sempre. A revista Condé Nast Portfolio estima que o tema tenha rendido mais de 525 milhões de dólares (cerca de 461 milhões de euros) em direitos e álbuns vendidos.

Ouça abaixo as duas músicas:

 

Últimas notícias