A fantasia cinematográfica de Steven Spielberg

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 05/03/2016 às 18:09
spielberg FOTO:

Quem nuca chorou com um filme de Steven Spielberg? E quem nunca roeu as unhas torcendo para que nada de ruim acontecesse com aquele personagem que a gente tanto ama? A lista de Schindler, Tubarão, O Terminal, Prenda-me se for capaz, Indiana Jones, E.T e Jurassic Park são alguns dos trabalhos mais conhecidos do célebre diretor. Nascido em 1946, nos Estados Unidos, Spielberg viu de perto os desastres da Guerra Fria. Em meio ao caos, ele cresceu e se tornou um dos diretores norte-americanos mais elogiados da academia artística. Com o currículo invejável de produçõies que passeiam entre o drama, aventura e suspense, ele foi muitas vezes indicado ao prêmio mais importante do cinema: o Oscar. Vencedor duas vezes na categoria melhor filme e Melhor diretor, nesta 88ª edição da premiação, o seu mais recente longa, Ponte dos Espiões, rendeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para o britânico Mark Rylance, por interpretar um espião russo monossilábico e sensível. Confira três filmes de Steven Spielberg que foram indicados ao Oscar.

Contatos Imediatos de terceiro grau (1977)

1977 - contatos

Eis um dos precursores longas de ficção-científica, quem sabe um prelúdio de E.T. Neste, Spielberg aborda a possiblidade dos seres humanos se comunicarem com seres extraterrestes.  No elenco, Richard Dreyfuss, François Truffaut, Melinda Dillon, Teri Garr. A magnificência da obra rendeu ao diretor a primeira indicação ao Oscar: Melhor Direção. A opulência deste clássico não foi capaz de vencer o irreverente Noivo neurótico, Noiva nervosa, de Woody Allen.

Indiana Jones e os Caçadores da arca perdida (1981)

Indiana-Jones-e-os-Caçadores-da-Arca-Perdida

Indiana Jones faz Spielberg experimentar adrenalina e aventura. Estrelado por Harrison Ford, o filme foca no embate entre Indiana Jones e um grupo de nazistas que estão em busca da arca perdida. Em 1982, a produção teve êxito e fez o diretor receber as duas indicações mais importantes da academia: Melhor Filme e Melhor Direção. Mesmo perdendo nas principais, o filme levou para casa os prêmios técnicos - melhor som, edição de som, direção de arte, efeitos visuais e reconhecimento especial.

A lista de Schindler (1993)

20103846

Baseado no Holocausto, Spielberg narra a vida de Oskar  Schindler, interpretado por Liam Neeson, empresário alemão, responsável por salvar mais de mil judeus dos campos de concentração e instaurá-los em sua empresa. A obra agradou a crítica e o público. O drama também lhe rendeu os tão merecidos prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção, no Oscar de 1993.

Últimas notícias