Carlos Porto é empossado presidente do TCE

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 07/01/2016 às 15:31
Carlos Porto - Fotos: Dayvison Nunes / JC Imagem
Carlos Porto - Fotos: Dayvison Nunes / JC Imagem

Carlos Porto - Fotos: Dayvison Nunes / JC Imagem Carlos Porto - Fotos: Dayvison Nunes / JC Imagem

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Porto, foi empossado nesta quinta-feira (07), pela quarta vez, no cargo de presidente da casa para o biênio 2016-2017, em cerimônia super prestigiada. Ele substitui o conselheiro Valdecir Pascoal, que esteve à frente da instituição nos últimos dois anos.

Dayvison Nunes / JC Imagem Data: 07-01-2016 Assunto: SOCIEDADE - Ceromônia de posse do novo presidente do TCE-PE, Carlos Porto.

A mesa foi composta pelo governador Paulo Câmara, deputado Guilherme Uchoa (presidente da Assembleia Legislativa), desembargador Frederico Neves (presidente do Tribunal de Justiça), prefeito Geraldo Júlio (Recife), ministro José Múcio Monteiro (TCU), desembargador Antônio Carlos Alves da Silva (presidente do Tribunal Regional Eleitoral), advogado Ronnie Duarte (presidente da OAB-PE), César Caúla (procurador geral do Estado) e os conselheiros Marcos Loreto (vice-presidente), Dirceu Rodolfo (corregedor), João Câmara (diretor da Escola de Contas), Ranilson Ramos (Ouvidor) e Teresa Duere (presidente da Primeira Câmara).

Dayvison Nunes / JC Imagem Data: 07-01-2016 Assunto: SOCIEDADE - Ceromônia de posse do novo presidente do TCE-PE, Carlos Porto.

Coube a Pascoal abrir a solenidade e se despedir do cargo.  Em seguida, convidou Carlos Porto para assumir a presidência da mesa e a conselheira Teresa Duere para saudá-lo em nome dos membros do Conselho. Ela abriu seu discurso dedicando um bom tempo a elogios rasgados a Paulo Câmara. Também fez questão de afirmar que no Tribunal não há “disputa de poder” porque as escolhas são feitas por consenso e que Carlos Porto, ao longo de sua vida pública, soube construir o seu maior patrimônio que é a probidade, o respeito, a solidariedade e a competência.

Teresa Duere, João Campos, Marcos Loreto e Teresa Duere, João Campos, Marcos Loreto e Dirceu Rangel

A sessão foi encerrada com o discurso de posse do novo presidente. Ele lembrou sua passagem pela Assembleia Legislativa antes de chegar ao TCE em 1990, prestou uma homenagem ao pai, Lourival Barros, ex-prefeito de Canhotinho e ao ex-senador Marco Maciel, a cuja escola política, disse, teve a “honra” de pertencer e prometeu fazer uso de sua experiência “para manter o Tribunal de Contas na posição de destaque em que se acha: “instrumento de cidadania e de efetivo combate à corrupção”. Antes de a solenidade ser encerrada, o netinho de Carlos Porto, Eduardinho, roubou a cena subindo ao palco para, no colo do avô, acompanhar a execução do Hino de Pernambuco.

Geraldo Julio O ministro do TCU, José Múcio Monteiro, o prefeito Geraldo Julio,  Antônio Edílio Magalhães Teixeira, procurador regional do MPF e o presidente da OAB/PE Ronnie Duarte

Dezenas de autoridades estiveram presentes à posse do novo presidente do TCE. Anotados:  os ex-governadores Roberto Magalhães e Mendonça Filho, os presidentes do TCE do Rio Grande do Sul (Marcos Antônio Lopes Peixoto), de Alagoas (Otávio Lages) e do Mato Grosso do Sul (Waldir Neves); os deputados federais , Bruno Araújo (PSDB) e Tadeu Alencar (PSB); os deputados estaduais, Diogo Moraes (PSB), Joaquim Lira (PSD), Lucas Ramos (PSB), José Humberto (PTB), Álvaro Porto (PTB) e Sílvio Costa Filho (PTB); os secretários estaduais Frederico Amâncio (Educação), Evandro Avelar (Infraestrutura), Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico) e Danilo Cabral (Planejamento e Gestão); o presidente da Amupe José Patriota; e diversos juristas.

Roberta e Eduardo Porto, nora e filho no novo presidente Roberta e Eduardo Porto, nora e filho no novo presidente

Diogo Moraes, Silvio Costa Filho e José Humberto Cavalcanti Diogo Moraes, Silvio Costa Filho e José Humberto Cavalcanti

Últimas notícias