Sete (bons) motivos para conhecer o Peru

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 26/11/2015 às 16:31
Uma das maravilhas do Mundo
Turistas não poderão entrar em Machu Picchu devido a protestos contra o governo do Peru - FOTO: Uma das maravilhas do Mundo

O Peru é hoje um dos destinos bem atraentes, tanto pelas belezas histórias e culturais quanto pela vantagem econômica para o turista (R$ 1 = PEN 0,90). Mas, diante de um território com mais de 1 milhão de quilômetros, quais lugares visitar? Sandra Morais, diretora da MB Turismo, dá algumas dicas do que fazer para aproveitar o melhor da viagem.

1. Tour gastronômico

PE Destaque para o Limare, filé de camurim e camarão grelhado sobre bolinho de berinjela em salsa de coentro e coco. Foto: divulgação A gastronomia é muito forte hoje no Peru. Foto: divulgação

Muito além dos representantes autênticos da cozinha do Peru, como o porquinho da índia frito, a culinária peruana reinventa-se e proporciona aos seus apreciadores experiências gastronômicas luxuosas. A gastronomia do país se fortalece devido à natureza fértil local, que comporta uma diversidade de temperos, frutas e condimentos. Outro fator é a forte influência japonesa, que possibilita a criação de pratos como o inovador Ceviche, feito com peixe cru marinado em suco de limão.

2. Prática de esportes

Esportes podem ser feitos ao ar livre. Fotos: Divulgação Esportes podem ser feitos ao ar livre. Fotos: Divulgação

Segundo Sandra Morais, há bons picos de ondas para quem gosta de surfe nas praias do Sul, na altura do bairro de Chorrillos até a cidade de Cañete. Outro local apropriado para este esporte é Piura. Já em Miraflores, em Lima, existe um local para salto de parapente. No mundo, esse é um dos principais pontos de salto. No quesito trilha, as opções são várias como os Andes Peruanos, trilha mais famosa pela história Inca, Urubamba, localizada entre Cusco e Águas Calientes, possui uma beleza natural riquíssima de vales que encanta a todos. Mais ao norte do País, existe o Parque Nacional de Huaraz, formado por um cenário de lagos belíssimos em meio a uma floresta frondosa.

3. Cusco e sua história

Cusco é uma cidade belíssima Cusco é uma cidade belíssima

Capital do Império Inca, a cidade de Cusco possui ruínas do principal templo Inca, o Qurikancha. A visita é indispensável, pois ainda pode-se explorar a base do Valle Sagrado desse povo. Há também a chance de conhecer um pouco da Espanha antiga através da arquitetura do lugar, que possui igrejas de pedra, portais e fachadas datadas do período colonial. O Peru foi colônia deste país europeu.

4. Museu

Para viajar pelos antepassados do Peru, vale a pena conhecer o Museu Larco. O local possui um enorme acervo com peças de cerâmica pré-colombianas. Uma história contada que muito se iguala à China antiga e também a narrativa dos antigos egípcios. O Museu do Larco ainda possui um jardim exuberante e um restaurante para atender melhor o público.

5. Compras

Tapetes coloridos, esculturas de cerâmica, sapatos com temática espanhola ou andina, além de joias feitas em prata são alguns dos artefatos que podem ser adquiridos por lá e com preços mais generosos do que os ofertados no Brasil. “Uma dica é visitar o Centro Artesanal de Cusco, pois possui uma grande quantidade de lojas num só lugar e os preços são mais convidativos do que os encontrados em Lima ou Águas Calientes. Excelente oportunidade para comprar peças para a casa e também souvenirs de viagem”, sugere Sandra.

6. Lhamas

Llamas não têm no Brasil Llamas não têm no Brasil

Simpáticos, divertidos e sorridentes. Quer mais motivos para conhecer as lhamas? Não precisa, esses animais são uma atração à parte nos vales dos Andes Peruanos. Este é o local onde facilmente são encontrados.

7. Machu Picchu

Uma das maravilhas do Mundo Uma das maravilhas do Mundo

Não tem como esquecer da cidade sagrada de Machu Picchu, certo? E por mais que tentemos mostrar através de imagens o quanto esse lugar é surpreendente, só pessoalmente podemos vivenciar e comprovar tamanha beleza.

Últimas notícias