Jornada cultural "Museu do Tubarão" agita a Praia de Boa Viagem

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 25/11/2015 às 17:14
Barro, Xirumba, Catarina de Jah, Giovanna Simões, Ieazu Kaeru e Miró da Muribeca são alguns dos artistas que participam da jornada
Barro, Xirumba, Catarina de Jah, Giovanna Simões, Ieazu Kaeru e Miró da Muribeca são alguns dos artistas que participam da jornada

Aslan Cabral apresenta a performance "Lapada Nacional"

Louco por praia, o artista plástico Aslan Cabral resolveu unir duas paixões: as areias escaldantes de Boa Viagem com arte. No dia 27 de novembro, a partir das 23h, a praia viverá a primeira edição de uma jornada cultural intitulada Museu do Tubarão.O movimento terá 24 horas de duração e reunirá diversos agentes culturais que apresentarão gratuitamente para toda a cidade artes plásticas, música, dança, fotografia, teatro e cinema.

A ideia de Aslan é fazer com que o recifense fortaleça sua relação com uma das umas das praias urbanas mais belas do Brasil, mas que há cerca de 20 anos  vem sendo estigmatizada por conta dos ataques de tubarões. O Museu do Tubarão é um levante cultural que tem como principal objetivo a ressignificação da praia e de como podemos nos relacionar com a natureza, sugerindo através da cultura, novas vivências e a reavaliação de certos hábitos.

Barro, Xirumba, Catarina de Jah, Giovanna Simões, Ieazu Kaeru e Miró da Muribeca são alguns dos artistas que participam da jornada Barro, Xirumba, Catarina de Jah, Giovanna Simões, Ieazu Kaeru e Miró da Muribeca são alguns dos artistas que participam da jornada

"Queremos que o povo recifense veja Boa Viagem com outros olhos e sinta-se motivado a apreciar a praia de outras maneiras, inclusive durante a noite. Na programação, nos empenhamos em abrir ao máximo o leque de atividades, criando movimento popular capaz de integrar todas as faixas etárias", comenta Aslan. O caráter diversificado desta virada tropical pode ser conferido na programação disponível no evento do Facebook, onde estão lado a lado desde jovens artistas como Iezu Kaeru, Barro, Gilú Amaral e o coletivo Casa Torta e também os veteranos Xirumba, Miró da Muribeca entre outros.

No dia 27 à noite, o Museu inicia suas atividades com um luau acústico que entrará pela madrugada, com projeções de videoarte na areia, performances e lançamentos de projetos de jovens da música local. Abrindo a manhã, haverá homenagem ao bloco da terceira idade tradicional de Boa viagem, o CRI (Clube dos Rapazes Inocentes) seguido de um café da manhã na feira agroecológica do Primeiro Jardim. Meditação e pilates também estão incluídos na programação matinal; performances e intervenções artísticas povoarão a praia nos horários de pico durante o sábado (28).

cangaço

Uma das atividades que promete "causar" é a apresentação da "maior canga do mundo" o Cangaço. A tarde traz oficinas e ações recreativas para crianças e adolescentes, bicicletada e ciranda; além de debates sobre a relação do Recife com os tubarões e sobre o lixo da nossa cidade. Na segunda e última noite, a programação conta com o interferências teatrais, performances e música.

Últimas notícias