Relembre transformações radicais de atores para um papel

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 24/11/2015 às 10:51
bale FOTO:

Por Mari Frazão

Especial para o Social1

chris

Prestes a estrear no papel principal de No coração do mar, o ator Chris Hemsworth, nosso querido Thor dos filmes da Marvel, postou em seu Instagram, na última segunda (23), uma foto em que aparece irreconhecível. O astro precisou abrir mão do físico escultural para dar vida ao marinheiro veterano Owen Chase, que passa 90 dias de fome, pânico e desespero depois que o barco Essex é atacado por uma baleia motivada por um sentido de vingança quase humano. No começo das filmagens do longa dirigido por Ron Howard, vencedor do Oscar por Uma Mente Brilhante, Chris já havia declarado que precisava entrar em uma dieta severa: “Tenho que ficar um pouco magro. Então, comemos apenas 600 calorias por dia", explicou ao programa televisivo americano Jimmy Kimmel Live, em 2013.

Ao olhar a história recente do cinema, vemos logo que o papel principal da adaptação do clássico Moby Dick não foi o único capaz de levar um ator ao extremo. Pelo contrário: eles estão dispostos a qualquer transformação para dar vida aos mais diversos personagens e carregar o máximo de realidade possível para a Sétima Arte. O esforço muitas vezes compensa: não foram poucos os intérpretes que, como recompensa pela dedicação na preparação do personagem – e, claro, pelas atuações brilhantes –, conquistaram um Oscar.

Relembre outras estrelas de Hollywood que entraram em dietas rigorosas:

meryl

Meryl Streep (A escolha de Sofia)

Para interpretar Sofia, uma polonesa prisioneira em um campo de concentração durante a 2ª Guerra Mundial, Meryl precisou perder 11 kg. Seu trabalho no filme de Alan J. Pakula, de 1982, foi recompensado com uma estatueta de Melhor Atriz.

hanks

Tom Hanks (Filadélfia e Náufrago)

Matthew McConaughey, que em breve aparece nesta lista, também precisou perder peso para viver um personagem. Na época, o ator foi pedir dicas a um veterano nesta arte, Tom Hanks. O americano precisou perder 20 kg para o papel principal deNáufrago (2000), mas aquela não foi sua primeira vez: em 1993, ele já havia manipulado o corpo e perdido 22 kg para dar forma a Filadélfia, atuação que lhe rendeu seu primeiro Oscar de Melhor Ator.

bale

Christian Bale (O operário e O vencedor)

Também popularizado por uma franquia de super-heróis, o Batman dos filmes de Christopher Nolan também tem um passado bem esquelético. Bale precisou perder 28 kg para atuar em O operário. No longa de 2004, o galã sofre de insônia e trabalha sem parar até esgotar suas forças. Em 2010, ele emagreceu novamente para encarnar um pugilista viciado em crack em O Vencedor, pelo qual ganhou a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante.

damon

Matt Damon (Coragem sob fogo)

Ainda no comecinho da carreira, o astro de Gênio Indomável precisou emagrecer 18 kg para viver um ex-soldado viciado em heroína.

daniel de oliveira

Daniel de Oliveira (Cazuza - O tempo não para)

Para interpretar Cazuza nos cinemas, Daniel de Oliveira precisou perder 12 kg em apenas três semanas. A medida foi tomada para encenar os momentos em que o músico aparece debilitado após o avanço do vírus HIV.

charlize

Charlize Theron (Monster)

Perder peso não é o único desafio de transformação radical enfrentado pelos atores: ganhar vários quilos também envolve esforço e sacrifícios. A belíssima Charlize Theron precisou engordar 14 kg para trabalhar em Monster: Desejo assassino, atuação que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz em 2004.

matthew

Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas)

Em 2013, foi a vez de McConaughey emagrecer 17 kg. O astro levou para casa a estatueta de Melhor Ator por sua interpretação de um eletricista texano diagnosticado com AIDS que começa uma batalha contra a indústria farmacêutica.

jared

Jared Letto (Réquiem para um sonho, Capítulo 27 – O assassinato de John Lennon e Clube de Compras Dallas)

Um recordista em transformações corporais em nome da sétima arte é o ator Jared Letto, também vocalista da banda 30 Seconds to Mars. Em 2000, o galã perdeu 20 kg para entrar na pele de um viciado em heroína no longa Réquiem para um sonho. Sete anos depois ele ganhou 32 kg para interpretar Mark Chapman, o fã que assassinou John Lennon, e chegou a adoecer por causa do papel. Mais recentemente, o ator, 18 kg mais magro, ficou absolutamente irreconhecível como a transexual soropositiva de Clube de Compras Dallas.

Últimas notícias