Passeios para aproveitar o feriadão em Pernambuco

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 30/10/2015 às 16:40
olinda FOTO:

Quem não vai viajar neste feriado, mas quer curtir os dias de descanso com muita diversão e lazer, há várias opções de passeios mais curtos no Estado. Que tal desfrutar da cultura local, se arriscar nas trilhas ou pegar um bronze em alguma praia pertinho de você? Pensando nisso, Sandra Morais, da MB Turismo, listou cinco dicas mais que especiais se fazer um tour rápido, mas bem divertido.

Foto: Ricardo Monteiro/Divulgação Foto: Ricardo V. Monteiro/Divulgação

Sol e mar

Nada melhor do que esticar a canga nas areias escaldantes da praia e colocar o bronze em dia, principalmente, se for no paraíso da cidade de São José da Coroa Grande. O lugar possui piscinas naturais de águas transparentes, ideal para mergulhar, passear de jangada ou, simplesmente, nadar. Localizada na Costa Dourada, Litoral Sul, a praia da Vila de Várzea do Una é perfeita para surfar e já foi cenário de diversos campeonatos do esporte. Pode-se ainda passear de barco pelos manguezais.

botanico

Trilha

Quem é fã de aventura ou ama belas paisagens ecológicas, com certeza, vai gostar de fazer uma trilha pelo Jardim Botânico do Recife. Com um visual de encantar os olhos de qualquer um, a natureza deslumbrante do lugar é formada pela biodiversidade da Mata Atlântica. Favorito dos casais para ensaios fotográficos pré-nupciais, o local reserva boas surpresas, como por exemplo, encontrar alguns saguis, que criados soltos na mata não têm receio em aproximar-se dos visitantes. As trilhas realizadas são devidamente monitoradas por instrutores e não tem idade limite para participar da caminhada. Com entrada gratuita, o lugar funciona de terça a sexta das 8h30 às 15h30, já no final de semanal o horário é das 9h às 15h30. O Jardim Botânico do Recife fica no Km 7,5 da BR-232, próximo ao Pelópidas Silveira.

Brennand

Arte

Que tal conhecer um pouco sobre o universo da arte pernambucana? Um passeio à tarde pelo castelo que abriga o Instituto Ricardo Brennand reserva um momento de muitas descobertas e aprendizagem, sem abrir mão do prazer. O lugar possui obras de artes de todo mundo datadas de épocas entre os séculos XV e XIV. Podem ser encontradas coleções de escultura, pintura, tapeçaria, mobiliário e diversas outras. Já no castelo, localizado ao lado do prédio principal, pode-se conferir a maior coleção de armas brancas do mundo. Na pinacoteca expõem obras de vários continentes, com destaque para as peças do período holandês no Recife e a galeria recebe eventos e exposições. O museu, que tem cerca de dois milhões de visitas por ano e abre de terça a domingo das 13h às 17h e fica na Alameda Antônio Brennand, Várzea.

Entre pontes e rios

O tour pelo Recife e suas pontes é um convite a olhar e conhecer a cidade através de uma nova perspectiva. De domingo a domingo, acontece o passeio de Catamarã, com trajeto pelas três ilhas do centro do Recife, a do Bairro do Recife, a de Santo Antônio e a da Boa Vista, incluindo os prédios históricos, além das famosas pontes. Enquanto, o guia relata histórias e curiosidades da cidade, a embarcação passa por diversos pontos turísticos, como Parque de Esculturas de Francisco Brennand, Paço Alfândega, Praça do Marco Zero, Teatro de Santa Isabel, casario da Rua da Aurora, entre outros. O passeio dura em torno de 70 minutos e o embarque acontece no Cais das Cinco Pontas.

olinda

Mirante

Muito além do frevo e carnaval, Olinda guarda seus encantos entre suas ladeiras de paisagens singelas que cativam qualquer visitante. O elevador panorâmico do Alto da Sé é uma atração inaugurada em 2011, que vale a pena conferir, pois proporciona uma vista privilegiada em 360 graus do mar e das cidades irmãs: Olinda e Recife. O mirante foi construído na antiga Caixa D’água, projeto do arquiteto Luis Nunes, considerado um marco da arquitetura moderna brasileira.

Últimas notícias