Saiba como cuidar e conservar os seus óculos de grau ou escuro

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 06/10/2015 às 10:47
tumblr_m9jj1yBWx51r5pas6o1_500_large FOTO:

dicas-para-cuidar-dos-óculos Foto: Reprodução

Os óculos passaram de item de necessidade à acessório fashion, principalmente para quem depende deles na hora de ter a visão melhorada. Mais leves e modernizados, o item recebeu novos detalhes para deixá-lo mais prático e estiloso, mantendo, claro, os detalhes de cada estilo. Mas, tem uma coisa que não pode mudar: o cuidado que devemos ter com os óculos, seja de grau ou escuros. Segundo Hérica Moreira, que comanda a ótica Avvistare, atitudes simples, como a boa limpeza e armazenamento, podem garantir vida longa ao acessório. De acordo com a empresária, os óculos são ferramentas bastante delicadas e, por isso, precisam de cuidados especiais para que sua funcionalidade não seja prejudicada, afinal são eles que cuidam da saúde dos nossos olhos.

tumblr_m9jj1yBWx51r5pas6o1_500_large

Segundo ela, a primeira dica é ler atentamente as especificações do produto, que vai orientar sobre a melhor forma de conservar cada lente. Na hora de limpar, ao invés de utilizar a camiseta, opte por flanelas ou panos de microfibras; um saquinho de plástico com o tecido especial dentro da sua carteira pode resolver, da maneira correta, os momentos de aperto. Outra dica é lavar as lentes: "Coloque seus óculos em água corrente, morna ou fria, com uma gota de sabão liquido neutro, esfregando delicadamente com a ponta dos dedos. Retire o excesso de água com uma bucha de papel macio e termine de secar com o pano de microfibra ou outro tipo que seja adequado. Os sprays de limpeza também são bastante eficientes para manter as lentes em dia. Contudo, assim como as lavagens, se usados demais podem acabar inutilizando as películas protetoras das lentes, principalmente das que utilizam tratamento antirreflexo", orienta Hérica. Também é importante levar, pelo menos duas vezes ao ano, os óculos na ótica, pois lá é possível fazer uma higienização profunda de lentes e armações, prevenindo, assim, acumular bactérias que podem atingir nossos olhos e trazer problemas futuros.

A empresária aconselha, também, a guardar o item em um local seguro, como um estojo adequado, para evitar arranhões. "Escolha um modelo que seja forrado com veludo, isso evita arranhões nas lentes e na armação, além de mantê-lo sempre limpo. Mesmo dentro do estojo, mantenha-os com as lentes viradas para cima. Nunca guarde seus óculos em bolsas e sacolas sem a proteção do estojo. Guarde os estojos em locais seguros, longe do alcance de crianças e da possibilidade de quedas", afirma. Quando as lentes forem espelhadas e antirreflexo, os cuidados devem ser redobrados, afinal elas são ainda mais delicadas. Além disso, é indicado ter cuidado com o suor, perfume e maquiagem, que podem oxidar e ressacar a armação. "O ideal é ter um par de óculos adicional para práticas esportivas, com materiais mais aderentes e resistentes aos impactos, que não escorreguem com o suor e lentes especiais que não embacem com o calor do rosto", comenta. Hérica aconselha, ainda, evitar manter o acessório por longos períodos de tempo em locais com exposição ao calor, como porta-luvas do carro e saunas, por exemplo.

A exposição ao sol e calor prejudica a estrutura da armação, podendo causar deformações e a descoloração, além de prejudicar o revestimento das lentes, que se degrada muito mais rapidamente. Outra observação é manter o item sempre no nariz, em frente aos olhos, e nunca sobre a cabeça. "Ao utilizar os óculos nessa posição, a armação tende a ficar desalinhada e com o tempo esse desgaste pode se tornar irreversível, além de aumentar o risco de quedas. É importante, também, segurar sempre os óculos com as duas mãos, ao colocá-los e tirá-los do rosto. Assim, é possível que o item tenha uma vida muito mais longa", finaliza a empresária.

Últimas notícias