Espelhos para alongar e dar movimento aos ambientes

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 03/10/2015 às 17:49
Fotos: Reprodução/Internet
Fotos: Reprodução/Internet

Não é de hoje que os espelhos agradam, literalmente, a gregos e troianos. A literatura mostra que Narciso, o "Auto-Admirador", era um herói famoso por sua beleza e vaidade, não resistindo à sua própria imagem. Com o passar do tempo, os reflexos foram mais além: as peças ganharam a atenção de arquitetos e decoradores, por sua capacidade de ampliar e trazer vida aos ambientes. A arquiteta Silvana Carrilho, por exemplo, defende que toda sala deve ter uma lâmina espelhada para valorizar a área de convivência. “O reflexo dos móveis no espelho traz a sensação de espaço alongado”, reforça – mas aproveita, porém, para lembrar que cada cômodo não deve ter mais de um reflexo, evitando aquela sensação desconfortável de “reality show”.

Fotos: Reprodução/Internet Fotos: Reprodução/Internet

Fabiana Haluli, da HR Haluli, atenta para os formatos, responsáveis por informações subjetivas que fazem toda a diferença. “Os modelos quadrados transmitem a ideia de organização, ares mais sérios, estabilidade. Já os redondos ou com versões irregulares são propostos de forma descontraída e trazem sensação de movimento, enquanto os retangulares inspiram calmaria, principalmente para ambientes pequenos”.

ESPELHOS 02

O banheiro é um ponto da casa onde os espelhos são fundamentais. A dica de Rosa Menezes e Izabel Farias, da Villa Pietra, é investir em revestimentos diferenciados, que ajudam na iluminação e na sensação de bem-estar. “Os fragmentos são tendência fortíssima na arquitetura e com certeza valorizam o espaço além das versões lisas e chapadas.” Eles, aliás, resultam em ótimos combinados tipo sobreposição de espelho com espelho ou mesmo molduras/texturas, explorando recortes e relevos”, pontua Izabel.

Últimas notícias