Escolha a poltrona ideal para cada ambiente

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 22/09/2015 às 8:48
decoração com poltronas (1) FOTO:

decoração com poltronas  (2)

Poltronas. São elas que dão graça à decoração e contrastam com o restante dos móveis ou os complementam. Antigamente, a peça tinha apenas a função de preencher espaços e acomodar as visitas confortavelmente. Mas, este cenário mudou e, agora, são consideradas peças-chaves quando o assunto é transformar o visual dos ambientes e decorar com elegância e conforto, afinal a famosa poltrona do papai ganhou novas versões e hoje pode ser considerada a estrela de um ambiente.

Segundo Leonardo Vasconcelos, que comanda a loja D’accordi e Casttini, na hora da escolha, é necessário observar alguns itens, como a função a qual será destinada, o tamanho do ambiente e se o mobiliário está harmonizando com as demais tonalidades do cômodo. “Na hora da compra de qualquer móvel ou elemento de decoração, é preciso pensar na harmonia na composição. Portanto, se o sofá for de tons neutros, use uma poltrona de tom mais forte ou estampada; mas, caso o sofá seja estampado, aposte em poltronas de tons neutros”, comenta. Ainda de acordo com o empresário, de nada adianta ficar bonito se não é um ambiente proporcional e que possui uma boa circulação, por isso, se o cômodo for pequeno, aposte em modelos que não ocupem muito espaço. “As giratórias são ótimas em locais pequenos, que precisam ser versáteis”, afirma.

decoração com poltronas  (1)

De acordo com o empresário, uma boa sala de estar deve ter pelo menos uma poltrona. “Essa peça é que vai quebrar a linearidade dos estofados e criar um envolvimento entre os usuários do espaço. Com apenas uma poltrona ao lado do sofá ou da TV, cria-se um círculo visual, o que facilita a comunicação entre as pessoas. E para quem é fã de leitura, nada se compara a um poltrona gostosa, com braços generosos, para passar horas em frente a um livro”, revela. Esta peça também é uma ótima sugestão para quem quer dar cara nova ao espaço e valorizar a decoração; uma simples troca do estofado tem o poder de transformar um ambiente.

Por isso, aposte em estampas ousadas, que não precisam necessariamente combinar com outras peças da sala. Apenas tome cuidado para que a combinação de cores funcione e não fique exagerada. Além disso, é importante prestar atenção das dimensões. “Uma poltrona não pode ser exageradamente grande se o seu espaço não comporta. É importante que as peças não atrapalhem a circulação de pessoas. Outra dica importante é não escolher a peça apenas pelo visual. Nada pior do que um item lindo e desconfortável. Design não é só beleza. É conforto, ergonomia, sustentabilidade. Se você vai comprar uma peça nova, lembre-se de que sentir-se bem nela é fundamental. Prefira poltronas com braços, com um bom encosto e tecido macio”, comenta Leonardo.

decoração com poltronas  (1)

Para finalizar o empresário dá a dica: “Na sala de estar use poltronas formais, que priorizem a questão estética. Na de TV a ideia é investir nas reclináveis e confortáveis, com ou sem puff. Quando se trata da sala de leitura é fundamental que a poltrona seja confortável e que proporcione uma postura adequada. Já na varanda, use poltronas que dão um toque rústico, como as de fibras naturais com braços ou as de madeira de reflorestamento. No hall de entrada a aposta precisa ser elegante. Portanto, priorize a estética”, finaliza.

Últimas notícias