Livro mostra bicicletas como personagens principais em histórias de anônimos

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 14/09/2015 às 12:54
Paulo Sultanum lança livro no Recife - Foto: Cecilia Bradley/divulgação
Paulo Sultanum lança livro no Recife - Foto: Cecilia Bradley/divulgação

Paulo Sultanum lança livro no Recife - Foto: Cecilia Bradley/divulgação Paulo Sultanum lança livro no Recife - Foto: Cecilia Bradley/divulgação

Muito antes de ser uma alternativa na questão da mobilidade urbana, as bicicletas já faziam (e  fazem) parte da rotina de muitos brasileiros. É essa relação que o livro “Pernambuco Correia Virada”, do fotógrafo Paulo Sultanum e curadoria do pesquisador e também fotógrafo José Afonso Júnior, registra ao longo de 144 páginas. A publicação será lançada no dia 22 de setembro, às 19h, no Porto Mídia, no Porto Digital, no Recife Antigo.

Sultanum desenvolveu um registro do uso das bikes em Pernambuco explorando, nos eixos plástico e documental, a apropriação popular, a relação dos usuários com o ambiente, a cidade, o trabalho, a família, o dia-a-dia.  O livro documenta a rotina de personagens desconhecidos e dos diferentes usos para a bicicleta. As fotos foram feitas entre os anos 2010 e 2011 nas cidades do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Camocim de São Félix, Moreno, Nazaré da Mata, Paudalho, Vitória de Santo Antão, Carpina, Camaragibe, Abreu e Lima, Sairé e Bezerros.

Últimas notícias