Hambúrguer: muito além do fast food

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 03/09/2015 às 12:01
Dayvison Nunes / JC Imagem
Data: 18-08-2015
Assunto: SOCIEDADE - Menu do dia, Hamburguer. Hamburgueres do Kwai Burguer.
Dayvison Nunes / JC Imagem Data: 18-08-2015 Assunto: SOCIEDADE - Menu do dia, Hamburguer. Hamburgueres do Kwai Burguer.
Leitura:

montagem_hamburgueres

Por Lindainês Santos

e Mari Frazão

No coração da Veneza Brasileira, enquanto boa parte da população busca um estilo de vida cada vez mais saudável e fitness, os hambúrgueres se desvinculam dos tradicionais fast foods e ganham roupagem gourmet. Este caminho percorrido pelas hamburguerias não é recente: já faz alguns anos que restaurantes neste estilo começaram a despontar. As tentativas de despertar os olhares de uma geração que passou a estigmatizar o excesso de carboidrato tiveram consequências saborosas. Positivamente, este cenário rouba o hambúrguer da qualidade de vilão e o insere em um cotidiano mais "slow", em que as pessoas não simplesmente engolem um sanduíche em um drive-in ou na fila de um cinema, mas param para degustá-lo, compartilhar o momento ,aproveitar o espaço...

O Social1 preparou um delicioso guia com algumas hamburguerias do Recife, apresentando endereços que trazem um toque exclusivo e especial, com ambiente agradável e atendimento diferenciado, mostrando que se aventurar pelo Recife para lanchar pode ser muito prazeroso.

Kwai Burger

Na Kwai, de Robert Mocock, os sanduíches são os protagonistas. Com clima intimista, tem unidades na Jaqueira e em Boa Viagem. A criatividade toma conta - da estrutura do espaço à especialidade da casa: os hambúrgueres são quadrados, ao invés do tradicional modelo redondo.

Dayvison Nunes / JC Imagem Fotos: Dayvison Nunes / JC Imagem

Vale a pena se aventurar em um "Carnaval fora de época" com o saboroso Allah-la-ô. Além do hambúrguer artesanal, feito com carne de cordeiro empanada e envolto por uma crosta de hortelã egípcia, o sanduíche leva mussarela, cebola roxa, molho e calda de uva. O bacon em pó dá um toque especial ao prato.

"Dayvison

O Monster Brooklyn lidera o ranking dos mais vendidos da casa. O sanduíche é bom para quem gosta da iguaria com tudo a que se tem direito: queijo cheddar, bacon grelhado e cebola na manteiga compõem o prato, montado no pão italiano. A combinação acerta na mosca os amantes do hambúrguer que não querem fugir muito do clássico.

Rock and Ribs

Às margens do Capibaribe, no Shopping Armazéns do Porto, o Rock and Ribs é um espaço todo pensado para quem gosta de música. Nas paredes, figurões do blues e do bom e velho rock 'n' roll, como B. B. King, The Beatles, Eric Clapton, Elvis Presley e Ozzy Osbourne, imprimem elegância à decoração da casa. Além disso, a música ambiente é uma saudosa coletânea do rock que passeia por diversas gerações.

DN250815094

O Rock Ribs Special Burger é um dos atrativos do cardápio - que, vale lembrar, não se resume aos sanduíches. Servido no pão italiano, o hambúrguer de carne bovina grelhada chega à mesa coberto com costelinha desfiada, cebola, alface americana, tomate e molho barbecue ranch. Em todos os sanduíches, o cliente pode escolher entre fritas ou onion rings para acompanhar.

DN250815060

Se o cardápio da casa fosse uma banda, o Everest assumiria os vocais. O gigante do Rock and Ribs é montado com dois hambúrgueres de 200g, molho de maionese com ervas, alface, tomate, cebola, bacon grelhado, queijo cheddar e molho barbecue.

Além disso, vale a pena mencionar as sobremesas, com destaque para o delicioso Rock Brownie e a imbatível Banana Split.

Prouvot

Em um cantinho sofisticado no Pina, o Prouvot, dos irmãos e chefs Hugo e Júlio Prouvot, oferecem três versões de hambúrgueres cujas famas correm pelas ruas do Recife: é quase obrigatório experimentá-los.

DN010915105

No restaurante, os discos de hambúrguer, feitos com corte de contrafilé 100% Angus, passam pela grelha tipo char boiller, proporcionando à carne um toque defumado e garantindo a perfeição do interior ainda rosado. O Pão com gergelim chega à mesa acompanhado por um hambúrguer de 18 g, queijo, cebola roxa, alface e molho Dijon, além de uma porção de fritas ou salada.

DN010915049

Outra opção são os Dois Mini Burguers de fraldinha e contrafilé, servidos com Gruyère com damasco, catupiry e shiitake.

Wayne's

O Wayne's, na Zona Sul, é o ponto certo para os amantes da sétima arte. A decoração é toda inspirada em clássicos do cineasta Steven Spielberg - seja na icônica cena de E.T sobrevoando a cidade em uma bicicleta, que, impressa no teto, recepciona os clientes; seja na parede estampada com um dinossauro do famoso Jurassic Park. Já no cardápio, esbarramos com estrelas de Hollywood, como Julia Roberts.

DN310815082

Sob o slogan "hambúrguer sem pão vira refeição", os franqueados Manuella Duque e Breno Vila Nova lançaram recentemente versões de hambúrgueres "no prato" para a hora do almoço, sem perder as características da casa. Entre as opções, o astro Brad Pitt aparece em um búrguer de carne, acompanhado por queijo cheddar, cebola empanada, crocantes de cebola e molho barbecue.

DN310815046

Outro galã que estrela o cardápio é Marlon Brando. O ícone da era de ouro do cinema integra o cardápio de almoço no papel de um búrguer de carne, com alface americana, geleia de bacon, queijo cheddar, crocantes de cebola e molho ranch.

Winners Sport Bar

Quem gosta de esportes não pode perder a oportunidade de experimentar um hambúrguer no Winners Sport Bar. O local é todo ambientado, do teto ao chão, com as mais diversas modalidades, que dão um tom extrovertido e espontâneo à refeição - além do telão gigantesco, onde os fãs podem assistir não apenas às clássicas partidas de futebol e lutas do UFC, mas também a outros esportes.

Assistir ao time do coração pode ser mais prazeroso com o Burguer de Costelinha. Como o nome sugere, ele vem com costela suína desfiada e empanada, acompanhada por uma generosa camada de creme cheddar, tudo isso no pão australiano. O acompanhamento é de batatas fritas.

Dayvison Nunes / JC Imagem Data: 18-08-2015 Assunto: SOCIEDADE - Menu do dia, Hamburguer. Hamburgueres do Winner Sports Bar.

Com a grande demanda de sanduíches, o Winner tem também o Burguer 250gr, que sai de maneira mais rápida e leve, sem deixar o sabor de lado. Servido em um pão francês redondo, o creme de queijo vem maçaricado, juntamente com um crispy de pepperoni.

Últimas notícias