Comportamento: a expectativa pelo anel de noivado ainda impera

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 25/07/2015 às 16:43
pedido-de-casamento-3 FOTO:

Fotos: Reprodução/Internet Fotos: Reprodução/Internet

Presente para lá, cartão para cá, amor eu te amo e quero ficar com você para o resto da vida. Independentes, decididas e donas de si. Assim são as mulheres do século XXI e se não são, querem parecer ser. Mesmo vivendo a pós-modernidade, a ala feminina ainda nutre desejos enraizados nas tradições sociais. Afinal, romantismo não é sinônimo de fragilidade ou dependência. Em datas comemorativas, entretanto, as expectativas aumentam em relação ao tão esperado pedido de noivado, principalmente para as mulheres que já possuem relacionamentos sólidos e querem, enfim, subir ao altar para o almejado final feliz.

pedido-de-casamento-3

Embora muitos casais já falem sobre casamento, a formalidade da entrega do anel ainda impera. De acordo com o site inglês Daily Mail, uma pesquisa encomendada por uma loja de joias, ouviu duas mil mulheres solteiras e concluiu que a maior parte delas gostaria de receber um anel durante uma viagem surpresa planejada com pelo menos três meses de antecedência. Além disso, o pedido deve ser feito cerca de três anos após o início do namoro, depois que o casal já mora junto há algum tempo e já discutiu e concordou sobre os principais pontos a respeito do casamento. É neste ponto, contudo, que muitos homens tremem. Afinal, vários deles têm medo de propor casamento pelo fato de não terem certeza se estão prontos para casar, já que para alguns, a vida a dois significa perder sua adolescência e liberdade, além de deixar para trás comportamentos que só os pais aceitavam.

tumblr_mq7p8nZaLT1sbrl9go1_500

A escolha pelo anel também é motivo de tensão para eles, pois querem agradar a futura noiva com uma joia, cujo valor pode ser mais alto do que o esperado. O tipo da peça também gera atrapalho, por isso é importante conhecer o estilo da noiva para aliar o design do anel com as finanças do cliente. Cris Lemos, designer à frente da CiS Joias, explica que as alianças são a expressão concreta do compromisso assumido por um casal. Geralmente em ouro amarelo ou ouro branco, durante o noivado são usadas na mão direita, e, a partir do casamento, passam a ser usadas no anelar da mão esquerda. “O anel de noivado ainda é bastante requisitado, ainda mais ser for um anel solitário, mas o uso das alianças na mão direita é cada vez mais presente e percebe-se a tendência de personalizá-las com detalhes do gosto comum do casal.", avalia Lemos, ressaltando que é preciso oferecer opções para todos gostos e bolsos.

tumblr_m5j2t5x8jY1rwsz6ko8_r2_500

A designer lembra ainda que um dos mais famosos e antigos casos da utilização das alianças ocorreu em 1477, quando o Arquiduque Maxiliano, da Áustria, presenteou Mary Burgundy com um anel de diamante. Assim, iniciou-se a tradição dos anéis de noivado de brilhante. O diamante das alianças passou a representar a solidez do relacionamento, isso porque, a valiosa gema é praticamente eterna, dura para sempre. Afinal, a palavra aliança, por si só, significa um acordo, um pacto entre duas partes. No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Desse modo, esse simples objeto ganhou um significado muito simbólico: representa um elo material e espiritual entre duas pessoas, as quais compartilham as alegrias e tristezas da vida.

Últimas notícias