O sucesso do crossfit nas academias

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 21/07/2015 às 9:54
DN150715040 FOTO:

socialFitness barra

Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem

O engenheiro civil Fernando Pinheiro de 27 anos praticou várias modalidades esportivas durante a vida, desde a tradicional academia, até natação. No entanto, nenhuma delas o motivava a manter uma rotina de exercícios e ele sempre acabava abandonando e voltando ao sedentarismo. Em outubro do ano passado, por meio de amigos, Fernando teve o primeiro contato com o crossfit no Box Crossfit Manguetown, em Casa Forte. A primeira impressão não foi das melhores, porque faltavam as máquinas, coisas que a maioria das pessoas está acostumada a ver em academias de ginástica. Foram necessárias algumas visitas para que ele pudesse se familiarizar.

DN150715015

Daí em diante a relação dele com os esportes mudou, em suas próprias palavras, ele entendeu que o seu corpo era a própria máquina e treinar virou um “vício”. A motivação é constante, em alguns meses, ele saiu dos 97kg para os 77kg, e seu percentual de gordura diminuiu 14%. “A rotina dos exercícios no box foi fundamental, mas trouxe outras coisas essenciais para minha mudança física, uma delas foi o nutricionista esportivo Silvano Brito, que desenvolveu uma dieta específica para meu treino”, explica Fernando. A junção de exercícios, alimentação e disciplina foi a chave para o sucesso físico.

DN150715094

O treino de Crossfit dura, em média, 1h por dia para a maioria dos atletas. Começa com o aquecimento e mobilidade, que prepara os músculos para o WOD (Workout of the Day). Todas as nomenclaturas do esporte são em inglês, uma forma que os atletas encontraram de padronizar o treinamento em qualquer lugar do mundo. O WOD é o “treino do dia”, geralmente bem diferente do dia anterior, aliás, essa é um dos pontos positivos da modalidade, raramente as atividades se repetem. “Os treinos são constantemente variados, mas não de forma aleatória. Elaboramos um programa bem pensado para desenvolver todas as habilidades propostas pelo crossfit”, explica Júlio César, um dos instrutores do box. O WOD contribui para que o atleta melhore suas valências físicas por meio de estímulos e tarefas.

DN150715040

O WOD pode ser executado de várias formas diferentes, geralmente ele varia de 5 minutos (WOD curto) a 25min (WOD LONGO). Alguns dos desafios que Fernando precisa encarar são: 600m de corrida, 10 passadas com anilhas de 15kg e 5 burpees, seguido de 400m de corrida (repetindo o restante), mais 200m de corrida e uma nova repetição dos exercícios anteriores. O tempo fixado era de 12 minutos.

DN150715241

O “Cool Down” ou resfriamento é a última parte do treino, quando os músculos que foram trabalhados serão relaxados. Isso além de prevenir lesões, acelera a recuperação das áreas. Não é bom que o atleta pare de vez após fazer um exercício intenso. Todos os dados do treino são guardados num software online da Crossfit Manguetown. O aluno pode acompanhar o próprio desempenho ao longo dos meses e esse sistema calcula a carga média, número de repetições, tempo de treinos realizados gerando estatísticas e projeções para o aluno e a equipe técnica poder acompanhar a evolução individual ou do grupo, sendo base para realizar a periodização dos treinos.

Últimas notícias