Dicas de como cuidar dos sapatos de couro

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 11/07/2015 às 10:06
como-limpar-sapatos-3 FOTO:

Não é novidade que os sapatos de couro, em geral, têm maior durabilidade, além de proporcionarem mais conforto para os pés. Porém, eles também sofrem com a ação do tempo, necessitando de cuidados especiais na hora de usar, limpar e guardar. O Expert no assunto, o empresário Antonio Morais, que comanda a Sergio’s em Pernambuco, deu algumas dicas preciosas para ensinar como cuidar melhor dos calçados feitos com esse material, que apesar de resistente, tem uma superfície muito delicada.

como-limpar-sapatos-3 Fotos: Divulgação

Segundo ele, a primeira delas é um pouco desconhecida. Ele afirma que os calçados também precisam de repouso. Segundo o empresário, os efeitos do suor e calor gerados pelo uso contínuo reduzem a durabilidade do couro, por isso, é interessante que se evite utilizar o mesmo par por mais de dois dias seguidos. De acordo com ele, o ideal é deixá-lo em um lugar bem arejado para que ele possa respirar, ou seja, para que saia toda a umidade dos pés que ficou em seu interior. Isso ajuda evitar também que fungos se proliferem e causem mofos ou maus odores.

Outra questão que merece destaque é se a peça molhar. “O contato excessivo com chuvas e poças d’água pode provocar uma menor durabilidade da peça. Porém, caso o calçado molhe, a dica é secá-lo na horizontal, à sombra, nunca diretamente ao sol, caso contrário o calor intenso pode enrijecer o couro e alterar sua estrutura”, comenta. Para que o sapato de couro dure por muitos anos, é preciso que a limpeza seja feita periodicamente. Morais afirma que para que o sapato fique com a aparência de novo, basta que ele seja limpo com uma escova macia ou um pano úmido, ou realizar a limpeza com produtos específicos comercializados em lojas do segmento.

Para que o couro não “amasse” ou a sola não entorte, o segredo é guardar o calçado corretamente, dando preferência pelo uso da calçadeira, pois sua utilização proporciona mais conforto e evita que o couro se deforme. Além disso, na é interessante colocá-los em caixas de plástico transparente que vem com uns furinhos para ventilar.

Últimas notícias