Primeiro sábado da Fenearte atraiu 30 mil pessoas

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 05/07/2015 às 9:44
Salão de Arte Popular Ana Holanda. Foto: Daniela Nader/Divulgação.
Salão de Arte Popular Ana Holanda. Foto: Daniela Nader/Divulgação.

Salão de Arte Popular Ana Holanda. Foto: Daniela Nader/Divulgação. Salão de Arte Popular Ana Holanda. Fotos: Daniela Nader/Divulgação.

O sábado foi de chuva mas mesmo assim um público próximo a 30 mil pessoas passou pelo Centro de Convenções no terceiro dia da XVI edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a Fenearte. Além de 800 espaços dedicados ao artesanato do Brasil e do mundo, os visitantes conferiram de perto as atrações da programação paralela à feira.

 Palestra com Adélia Borges, curadora, escritora e professora de história do Design, no espaço Interferência Janete Costa. Palestra com Adélia Borges, curadora, escritora e professora de história do Design, no espaço Interferência Janete Costa.

A curadora, escritora e professora de história do design, Adélia Borges, ministrou palestra no Espaço Interferência Janete Costa, e destacou que a identidade do design brasileiro está na força do artesanato. “No projeto manual, o criador coloca a sua alma”, afirmou. “A Fenearte é importante pra gente conhecer os artesãos e reconhecer melhor o trabalho deles. O Espaço Interferência cumpre um papel muito importante de educar o olhar, descontextualizando o objeto do espaço da feira e recontextualizando num ambiente para notarmos o quão bonito esse objeto é”, reiterou.

Passarela Fenearte Passarela Fenearte

A Passarela Fenearte atraiu um grande público com os desfiles da Faculdade Senac e dos Quilombolas de São Lourenço. No primeiro desfile os tons terrosos e as tramas do croché remeteram ao barro trabalhado pelo homenageado Mestre Nuca de Tracunhaém. No segundo, o trabalho das marisqueiras foi destacado nas criações dos colares confeccionados por um grupo de artesãs da Mata Norte.

As oficinas, as atividades infantis e o Museu dos Homenageados no Mezanino também receberam um grande público. No palco principal, os Cantadores do Pajeú, Bia Marinho (filha do homenageado Louro do Pajeú) e Betto do Bandolim animaram o público ao som da poesia e do repente.

Show de Raimundo Caetano e Rogério Meneses, Cantadores do Pajeú Show de Raimundo Caetano e Rogério Meneses, Cantadores do Pajeú

Neste domingo, assim como no sábado, a Fenearte funciona das 10h às 22h. Além dos desfiles do Senai Conecta e do Senai Caruaru na Passarela Fenearte no mezanino às 18h e às 19h, respectivamente, no palco principal, Expedito Sales e Miro Pereira fazem show às 16h; às 18h é a vez da Orquestra Capa Bode de Nazaré da Mata; e às 20h os Caboclinhos dos Coités de Tracunhaém encerram a programação do primeiro fim de semana da feira. Os pequenos poderão assistir à apresentação do Mamulengo Rizo de Criança às 17h no mezanino.

19230412910_7d5c16926a_k

Últimas notícias