Chá de tapioca para perder peso

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 21/06/2015 às 16:00
cha-de-tapioca FOTO:

cha-de-tapioca

Foi Lavoisier quem disse há mais de 200 anos que "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Pois bem, na vida de quem faz dieta o negócio vai mais ou menos por aí também. Sabe a tapioca, aquela que você come recheada com queijo, coco ralado e besuntado de manteiga no Alto da Sé, em Olinda? Pois algo nela pode te ajudar a emagrecer. Em Taiwan, uma casa de chá inventou uma infusão que promete secar 2kg e ele é feito com goma de tapioca ou sagu. Isso mesmo, o ingrediente a base de mandioca, segundo a Chun Shui Tang, sacia o estômago que é uma beleza. Portanto,eles garantem que quem toma não quer nem pensar em comida depois porque é o ingrediente riquíssimo em proteínas e carboidratos. A goma da tapioca forma uma espécie de gel no estômago, não deixando espaço para a comida

O sagu (que você encontra em qualquer supermercado) não é o único ingrediente deste poderoso chá. Em geral, ele leva chá verde ou preto. Feitos com ervas que têm ação detoxificante, eles ajudam o organismo a eliminar toxinas como as dos conservantes e edulcorantes, substâncias químicas presentes em alimentos industrializados. Toxinas produzem processos inflamatórios e atrapalham a perda de peso.

Uma das maravilhas do chá de tapioca é que ele faz o organismo trabalhar em modo turbo. “O chá verde e o preto têm cafeína que aumentam a temperatura interna corporal, ativando o metabolismo e acelerando a queima de gorduras em até 20%. Quer mais? Eles também possuem ação diurética e acabam com o inchaço por evitar a retenção hídrica.

O melhor vem agora: o chá de tapioca pode ser consumido entre as refeições principais ou até mesmo substituir o café da manhã e ou lanche da tarde.  Mas não basta encher a barriga só de chá, hein?! Como ele tem cerca de 100 calorias, o ideal é tomá-lo uma ou duas vezes no dia e nas outras refeições fazer uma alimentação balanceada.

Qualquer pessoa pode tomar o chá de bolhas. Mas, se você é hipertensa ou tem insônia, convém substituir o chá verde ou o chá preto por outras ervas que não têm cafeína, já que ela funciona como um estimulante.

Agora aprenda a fazer o chá

Ingredientes:

-2 col. (sopa) de sagu

-Água para cozinhar o sagu (veja a quantidade sugerida na embalagem do produto)

-1 copo (200 ml) de água

-2 sachês de chá verde ou de chá preto

-1 colher de (sopa) de mel, gotinhas de adoçante ou agave (adoçante natural)

Modo de preparo: Cozinhe o sagu em água, conforme informações da embalagem. Enquanto ele descansa (por cerca de 2 horas), coloque 200 ml de água para aquecer em fogo alto. Assim que começar a ferver, desligue e coloque os dois sachês de chá. Tampe e deixe abafado por cerca de 10 minutos. Retire os sachês e reserve. Depois que o sagu ficou pronto, coloque-o em uma panela com o chá e deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos. Ponha mel ou adoçante e beba quente ou frio.

Dicas: se você não curte o chá verde ou preto ou acha que vai enjoar se bebê-lo todos os dias, pode substituí-lo por outras ervas. Veja algumas ervas interessantes para fazer o seu chá de bolhas de acordo com as refeições:

Café da manhã: Elimine todas as coisas ruins do seu corpo para começar bem o dia. As principais ervas detox são, além do chá verde, sálvia, espinheira santa, dente-de-leão e alecrim.

Lanche da tarde: Ingira chás que aceleram o metabolismo e saciam. “Vá de carqueja, gengibre, canela...”, fala Iriane.

Jantar: aposte nos chás diuréticos. As melhores ervas são: cavalinha, hamamélis e hibisco.

Você também pode acrescentar ao chá especiarias como canela, gengibre, hortelã, gojiberry, chia e gotas de limão...

Últimas notícias