Ortton, ex-Ortinho, volta à tona por mensagens de conteúdo machista

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 25/05/2015 às 19:42
Ortton, ex-Ortinho, se pronuncia sobre mensagens dele expostas por Joana Gatis no Facebook
Ortton, ex-Ortinho, se pronuncia sobre mensagens dele expostas por Joana Gatis no Facebook

Joana Gatis deixou públicas agressões recebidas por Ortton/Foto: reprodução do Facebook Joana Gatis deixou públicas agressões recebidas por Ortton/Foto: reprodução do Facebook

A designer e figurinista recifense Joana Gatis publicou nesta segunda (25), na sua conta do Facebook, dois prints de mensagens enviadas a ela, inbox, por Ortton, ex-Ortinho. O cantor escreveu para Joana frases como "Sei todos que te comeu" e "Quem tira onda com tu sou eu" [sic]. "Minha intenção é alertar que isso é machismo, é crime. Acho que é mais vergonhoso para ele do que para mim, porque eu não tenho vergonha da minha vida pessoal nem de com quem transei ou deixei de transar. Vergonhoso é mostrar quem ele é", diz Joana, sobre a atitude de tornar pública a conversa fechada.

Recorte dos prints postados por Joana Recorte dos prints postados por Joana

As mensagens foram enviadas na manhã desta segunda, depois de Joana ter comentado numa postagem de Catarina Dee Jah, no Facebook, também comentada por Ortton. "Acho que ele estava bêbado e com raiva do mundo. Não sou santa, também bebo, mas existe ética e conduta, que não podem ser violadas", opina ela, que, após a publicização foi procurada por outras pessoas que igualmente teriam recebido agressões de Ortton.

A relação dos dois é antiga: eles namoraram quando Joana - agora aos 38 anos - tinha 15, por quatro meses. "Quando ele me via raramente me tratava bem. Teve até um episódio em que ele me agrediu fisicamente. Sou mulher independente, não preciso dele, tenho filho para criar, sou mãe solteira. Acho que isso tudo incomoda ele. Mas tem muitos artistas assim. Ele é o mais exagerado, que não se domina no seu machismo", conta.

Ortton em show na Choperia do Sesc Pompéia, em São Paulo/Foto: Hugo Sá/Reprodução do Facebook Ortton em show na Choperia do Sesc Pompéia, em São Paulo/Foto: Hugo Sá/Reprodução do Facebook

A postagem de Joana (com o título MACHISMO E VIOLÊNCIA COM MULHER NUNCA MAIS!!!!!!, escrito assim), até a publicação deste post, havia sido compartilhada por 50 pessoas. A este episódio todos somam o ocorrido no Festival de Inverno de Garanhuns de 2013, quando ele falou num show: "Só respeitem mulheres grávidas, nas outras podem meter o dedo no parreco, elas querem dar. Podem meter o dedo, que todo mundo quer foder".

"Na época, quando eu vi ele se retratando, achei que pudesse mudar. Até conversei com ele... Ali ele devia ter tido uma punição maior", fala Joana, que agora vai levar o caso à justiça. "Tenho uma obrigação de fazer isso para os homens começarem a ter medo. Eu, graças a Deus, sou resolvida e não tenho vergonha, mas quantas meninas já se suicidaram por terem sua vida sexual exposta? É muito difícil ser mulher!", desabafa. Ortton foi procurado, mas não conseguimos contato.

Últimas notícias