Pesquisa traz números análise pessimista sobre extinção de animais

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 01/05/2015 às 15:30
Pinguins estariam ameaçados. Foto: Divulgação
Pinguins estariam ameaçados. Foto: Divulgação

Se os seres humanos não começarem a fazer mais para proteger o meio-ambiente, 16% dos animais selvagens da Terra serão extintos, de acordo com um novo estudo, publicado, nesta quinta, pela revista Science. A publicação afirma que para cada aumento de grau na temperatura, a taxa de extinção será acelerada.

Pinguins estariam ameaçados. Foto: Divulgação Pinguins estariam ameaçados. Foto: Divulgação

A pesquisa analisou mais de 100 outros estudos anteriores para estimar o impacto total. As maiores taxas de extinção estão concentradas na América do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Anfíbios e répteis enfrentam o maior risco, mas animais como pinguins que dependem de gelo embalado também pode estar em apuros.

Mapa da América Latina Mapa da América Latina

O assunto acabou se tornando tema central do discurso semanal do presidente Obama. "Hoje não há maior ameaça ao nosso planeta do que a mudança do clima, 2014 foi o ano mais quente do planeta no registro", disse Obama. "O fato de que o clima está mudando tem graves implicações sobre a maneira como vivemos agora: tempestades mais fortes, secas mais profundas e mais longas temporadas de incêndios".

Últimas notícias