Pesquisadores de diversos países se reúnem para discutir justiça e democracia

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 13/04/2015 às 21:43
collage fil FOTO:

collage fil Julian Culp e Felipe Campello organizam o evento

Pesquisadores de diferentes partes do mundo – como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália e Índia – se reúnem nos dias 27, 28 e 29 de abril, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), para discutir os temas justiça, democracia e emoções políticas em perspectiva transnacional. A ideia é que visões de mundos distintas se articulem para tratar questões que ultrapassam fronteiras nacionais, como direitos humanos, ecologia, migrações e movimentos sociais. O I Colóquio Justiça, Democracia e Emoções Políticas em Perspectiva Transnacional tem organização de Filipe Campello (UFPE) e Julian Culp (Goethe-Universität Frankfurt).

Dois indianos, Jaby Mathew Mammoottil, professor da Universidade de Toronto, e Santosh Kumar, professor da Universidade de Délhi, trazem estudos que comparam visões ocidentais e não-ocidentais sobre solidariedade e democracia. Este último mostra como a visão cosmopolita ocidental entende a ajuda aos outros como um peso e um esforço, enquanto a visão de Mahatma Gandhi vê a solidariedade como uma obrigação moral espiritual, já que todos os seres humanos compartilhariam a mesma humanidade.

Já Filipe Campello, que é professor do Departamento de Filosofia da UFPE, apresentará estudo sobre a formação das emoções políticas a nível transnacional. Dentro da ideia de transnacionalidade, Julian Culp apresentará estudo sobre a responsabilidade das democracias emergentes de reduzir injustiças políticas globais.

Últimas notícias