Morre o escritor uruguaio Eduardo Galeano

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 13/04/2015 às 10:02

Eduardo Galeano morreu aos 74 anos vítima de um câncer no pulmão - (Foto: Agliberto Lima/Estadão Conteúdo/Arquivo) Eduardo Galeano morreu aos 74 anos vítima de um câncer no pulmão - (Foto: Agliberto Lima/Estadão Conteúdo/Arquivo)

Faleceu na manhã desta segunda-feira (13) o ensaísta, historiador e ficcionista uruguaio Eduardo Galeano, em Montevidéu, aos 74 anos. A morte foi confirmada por volta das 9h pelo ensaísta e tradutor Eric Nepomuceno, cujo irmão é casado com a filha do escritor. Ele sofria de câncer no pulmão e estava internado em um hospital da capital uruguaia desde a sexta-feira (11).

Nascido em Montevidéu, Eduardo Galeano começou muito jovem no jornalismo e nos mais variados gêneros literários como o ensaio, a poesia e a narrativa. Em uma das suas obras mais famosas "As veias abertas da América Latina", traduzida para dezenas de idiomas, denunciou a opressão e amargura do continente. Sua trilogia "Memória do fogo" recebeu em 1989 o American Book Award. O escritor recebeu todo tipo de reconhecimento, desde ser declarado Cidadão Ilustre pelo Comitê de Representantes Permanentes do Mercosul, à Medalha de Ouro do Círculo de Belas Artes de Madri, entre outros.

Últimas notícias