Confira qual o melhor calçado para cada fase da criança

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 08/04/2015 às 19:20
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Os calçados entram na vida da maioria das pessoas logo que nascemos – quantos pais não compram sapatinhos vermelhos para dar sorte ao recém-nascido? Enquanto nos bebês os sapatinhos servem mais como enfeite, cada fase da criança pede um pisante diferente, adequado ao crescimento dos pequenos. Segundo Thiago Batista e Isabela Ribeiro, da Container Baby & Kids, em Casa Forte, as cores fortes e estampas estão em alta para a criançada de 0 a 4 anos, principalmente nos tênis All Star, eterno sucesso entre os pequenos. Modelos com cadarço são interessantes, mas há também os tênis com velcro, mais fáceis de calçar, tanto para pais quanto para pequenos que estão começando a aprender a se vestir sozinhos.

sapato1

Entre os 4 e 7 anos, as meninas devem evitar calçados com salto, pois ainda não estão seguras com sua pisada. A estrutura óssea do pé só estará formada após aproximadamente 12 anos de idade para os meninos e 10 anos de idade para as meninas. Assim, os sapatos devem ter a sola reta e firme o suficiente para conferir estabilidade na passada, tanto para elas quanto para eles. Aumentar a altura do calcanhar pode provocar modificações permanentes no padrão de caminhar e causar dano à estrutura física geral da criança.

sapato3

O clima também influencia na hora de escolher o que vai nos pés. No verão, dê preferência aos calçados mais abertos, como sandálias e chinelos. Escolha sempre materiais flexíveis, para evitar possíveis bolhas. Já nos dias mais frios, o ideal é escolher botas e tênis, sempre com uma meia macia, que aquece os pés e evita possíveis machucados e bolhas decorrentes do contato do pé com o sapato. Vale lembrar que os pés das crianças crescem a cada dia, por isso é preciso estar atento ao tamanho, verificando constantemente se nenhum sapato está pequeno ou incomodando.

Últimas notícias