Alerta de machismo: coleção de esmaltes e grife de roupa são alvos

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 23/03/2015 às 17:54
Campanha pretensamente singela foi como tiro que sai pela culatra/Foto: reproduçao da internet
Campanha pretensamente singela foi como tiro que sai pela culatra/Foto: reproduçao da internet

A marca de esmaltes Risqué está em alta nas redes sociais devido à coleção "Homens que amamos", criada com a finalidade de homenageá-los. É citada, inclusive, entre os assuntos mais comentados no Twitter, com a hashtag #homensrisque. Mas está em alta não pelos motivos que certamente planejou, e sim por ser considerada machista. É que a coleção traz na cartela as "cores": "André fez o jantar", "Fê mandou mensagem", "Guto fez o pedido!", "João disse eu te amo", "Léo mandou flores" e "Zeca chamou pra sair", ações tão primordiais em qualquer relacionamento que não deveriam ser alçadas a merecedoras de homenagem. Em protesto, as pessoas têm sugerido nomes que deviam batizar os esmaltes - "Fulano lavou os pratos", por exemplo.

Campanha pretensamente singela foi como tiro que sai pela culatra/Foto: reproduçao da internet Campanha pretensamente singela foi como tiro que sai pela culatra/Fotos: reproduçao da internet

A Ellus também não vai muito bem: o Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem) mais a ONG Rede Mulher e Mídia podem entrar com denúncia contra a grife, segundo a colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo. Explica-se: na campanha em que aparecem Cauã Reymond e Carol Trentini, as organizações alegam estarem sugeridas submissão e violência contra a mulher - sobretudo num clique em que o ator segura a top com força; ela curvada, agarrando-o pelo paletó. Veja:

Foto: reprodução da internet Carol Trentini e Cauã Reymond para a Ellus

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