Graça Araújo há 14 anos nas ondas da Rádio Jornal

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 08/03/2015 às 9:34
A história de Graça Araújo
A história de Graça Araújo

RB25022015111-1

Há 14 anos à frente do programa Rádio Livre, na Rádio Jornal, Graça Araújo tem em sua bagagem não só a vasta experiência mas também o reconhecimento do público. Sua voz marcante e o bem sucedido quadro Consultório de Graça trouxeram ainda mais informação e prestação de serviço às tardes da emissora.

Nascida em Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco, Graça teve toda sua formação escolar e acadêmica em São Paulo, numa época em que muitos nordestinos migravam para a região sul e sudeste. Quando se formou em jornalismo, em 1987, fez planos de voltar a Pernambuco em busca de experiência profissional. “Nunca pude fazer estágio pois pagavam uma bolsa e eu já tinha um trabalho como gerente de loja que remunerava bem. Então quando me formei resolvi vir pra o Recife fazer um estágio e depois voltar pra São Paulo. A cidade foi gostando de mim e eu gostando da cidade. Acabei ficando de vez”, relembra.

O inicio da carreia se deu no radiojornalismo, onde foi repórter em algumas emissoras. “Quando eu comecei, na Rádio Clube, estava no auge da segunda etapa do escândalo da mandioca, então eu virei rato de justiça, me empenhei muito e ganhei o espaço e respeito do público”, conta.

Mas, durante um período, ficou distante do rádio, se dedicando apenas à televisão. Começou tirando as féria da apresentadora do programa TV Mulher, da Rede Globo, e lá ficou por um mês. A partir de então passeou pela TV Manchete, TV Pernambuco e TV Jornal, onde é atualmente âncora do TV Jornal Meio Dia. Já são quase 20 anos de trabalho e história da afiliada do SBT na capital pernambucana, onde começou como chefe de reportagem.

Então surgiu  o convite para integrar a Rádio Jornal em uma época em que era difícil ver mulheres dentro dos estúdios. “O rádio era muito machista naquele tempo. Se você for vê a história do rádio, poucas mulheres fizeram estúdio há anos atrás. Hoje não. Hoje está uma maravilha”, diz.

NOVA FASE

Com a ida da Rádio Jornal para a frequência modulada, o alcance do Consultório de Graça cresceu ainda mais. Graça considera essa mudança fantástica, pois "alguns ouvintes faziam um sacrifício pra ouvir AM e agora eles não têm que fazer mais esforço nenhum, basta sintonizar no 90,3 MHz e ouvir o programa com a qualidade que só o FM pode proporcionar".

Outra novidade é o quadro Passando a Limpo, onde ela, juntamente com Geraldo Freire, Wagner Gomes e Rafael Souza, comenta e dá sua opinião sobre os assuntos mais relevantes do dia.

Últimas notícias