As lendárias figuras femininas que foram retratadas no cinema

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 07/03/2015 às 14:20
north-country4grande FOTO:

Mulher: gênero que, a cada década, desconstrói a máxima de sexo frágil. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo (8), o Social1 preparou uma lista com nove cinebiografias de personalidades femininas que marcaram época. Confira:

Fotos: Reprodução/Internet Fotos: Reprodução/Internet

# Gia (1998)

Estrelado por Angelina Jolie, o filme conta a vida da modelo Gia Carangi, a modelo mais clicada da época em que viveu. Marcou uma geração da moda e morreu, vítima de AIDS, em 18 de novembro de 1986.

juana2 film luc besson. milla jovovich[1]

# Joana D'Arc de Luc Besson (1999)

Estrelado por Milla Jovovich, o drama histórico do diretor Luc Besson retrata a curta vida da Virgem de Orléans, chefe do exército francês durante a Guerra dos Cem Anos. Joana, condenada por heresia, foi queimada viva aos 19 anos de idade.

imagem3

# Erin Brockovich - Uma mulher de talento (2000)

Com Julia Roberts no papel-título, o longa relata a luta de uma mulher que, nos anos 90, trabalhava como arquivista em um escritório de advocacia e descobriu que a água de uma cidade no deserto estava sendo contaminada por uma empresa de eletricidade. Após cinco anos de dedicação, acompanhando os casos de envenenamento e reunindo provas para abrir uma ação judicial contra a companhia, ela ganhou a causa e uma indenização de 333 milhões de dólares, dos quais recebeu uma comissão de 2,5 milhões.

MCDOLGA EC002

# Olga (2004)

O longa brasileiro traz Camila Morgado no papel de Olga Benário, uma jovem judia alemã. Militante comunista, na década de 1930, ela foi perseguida pela polícia e fugiu de Berlim para Moscou - onde recebeu treinamento militar e foi encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejavam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois viveram uma história de amor.

frida-salma-hayek-portable

# Frida (2002)

Baseado no livro de Hayden Herrera, o filme de Julie Taymor retrata a vida da pintora mexicana Frida Kahlo. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias mulheres.

north-country4grande

# Terra Fria (2005)

O drama narra a história de Josey Aimes, uma mulher que teve a "ousadia" de abandonar o marido que a agredia para procurar um emprego e sustentar sozinha seus dois filhos. No intuito de chefiar essa família, ela buscou emprego em uma mineradora de ferro no interior do estado de Minnesota, nos EUA. Lá, as agressões eram outras: provocações e xingamentos da maioria masculina da mina contra as poucas mulheres que trabalhavam no local. Os abusos se tornam insuportáveis e as reclamações de Aimes não têm força: a única resposta que ela recebe é que peça demissão caso não esteja gostando do trabalho. Josey decidiu então entrar com uma ação judicial contra a empresa. Foi a primeira ação coletiva por assédio sexual dos Estados Unidos, um marco histórico que influenciou outros processos judiciais e lutas feministas no país e no mundo.

canto 2

# Piaf - Um hino ao amor (2007)

Dirigido por Olivier Dahan, o drama musical traz Marion Cotillard no papel de Edith Piaf e retrata a vida da cantora desde a infância até seu leito de morte. Sua vida sofrida foi coroada com o sucesso internacional. No entanto, fama e dinheiro lhe trouxeram constante vigilância da opinião pública.

itfashionjournal_cocoantes

# Coco antes de Chanel (2008)

Por trás da famosa figura de Coco Chanel, a diretora Anne Fontaine e a atriz Audrey Tautou trazem à tona a personalidade forte de Gabrielle Chanel, nome verdadeiro da mulher que revolucionou a moda ao se vestir costumeiramente com roupas do guarda-roupa masculino, abolindo os espartilhos e adereços exagerados típicos da época.

cassia-flor-600-3003

# Cássia Eller (2014)

O documentário de Paulo Henrique Fontenelle narra a vida da polêmica cantora brasileira Cássia Eller, que faleceu precocemente em 2001. Marco da música brasileira nos anos 90 e passeando entre os mais diversos estilos, Eller era uma poderosa força inquieta no palco e a timidez em pessoa fora dele.

Últimas notícias