Aprenda a usar o protetor solar de maneira correta

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 26/01/2015 às 12:09

Fotos: Reprodução/Internet Fotos: Reprodução/Internet

Nessa época do ano, quando até sair para comprar pão é motivo para ficar suado e todo vermelho, é preciso lembrar que protetor solar deve ser item obrigatório no uso diário. Cada pessoa deve utilizá-lo de acordo com o fator adequado à cor da sua pele. Então, surgem as primeiras dúvidas. Pessoas de pele negra também precisam de fator de proteção muito alto? Qual a quantidade ideal de protetor a ser usado? Quem possui a pele muito oleosa deve usar qual tipo de produto?

A dermatologista Luciana Lócio responde algumas das perguntas. Para começar: sim, negros podem e devem utilizar filtros de proteção solar. “Podem fazer uso, entretanto, de um produto com fatores mais baixos como 15 ou 30”, explica. Os portadores de pele oleosa, por sua vez, não ficam isentos do protetor, que pode ser em formato de seruns, gel ou loções, disponíveis no mercado.

Em relação à quantidade de protetor a ser aplicado, existem medidas recomendadas para rosto e corpo. “No rosto, o ideal é que se utilize uma colher de chá. No braço e antebraço, cada um, uma de sopa. No colo, também uma colher de sopa”, informa. O importante é nunca esquecer a reaplicação. “Deve ser de hora em hora, no caso da exposição na praia ou piscina. Em ambientes fechados como muito uso de luz fluorescente e objetos como computador ou celular, este prazo deve ser de 3 em 3 horas, mesmo no inverno”, esclarece. E conclui: “É fundamental aplicar o produto diretamente na região a ser protegida, em gotas, e não esfregá-lo nas mãos para só depois aplicar no corpo. Isto já faz desaparecer boa parte da quantidade adequada”.

quantidadeprotetor

VEM COM O SOL - Aproveitando o lançamento oficial da temporada mais quente do ano, o NE10, que tem como o símbolo o sol, convida todos os seguidores do portal (@portalNE10) na rede social a compartilhar seus registros com a gente, através da hashtag #Vemcomosol. A ideia é formar, durante a estação, uma grande galeria com registros tanto da equipe do portal quanto dos nossos curtidores. Valem imagens do nascer ao por do sol, de pontos turísticos, praia, piscina e tudo o mais que remeta ao verão e ao astro rei. Durante a temporada o portal, seus blogs e parceiros também vão trazer várias matérias sobre os cuidados com a pele, beleza, moda, comportamento para aproveitar ao máximo a estação.

Últimas notícias