As tendências gastronômicas de 2015

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 31/12/2014 às 14:21
pitaya FOTO:

por Eduardinho Sena

Especial para o Social1

O Social1 não cola nos postes anúncios prometendo a volta da pessoa amada em três dias, mas, mesmo assim, faz as suas previsões. O método é sempre o da pesquisa, uma conversa aqui e outra ali, e, sempre, um olhar mais atento no cenário atual. Vertemos essa curiosidade para a comida e elencamos aqui as nossas apostas do que deve se tornar hit gastronômico no ano que vem.

Bolo de churros

bolodechurros

Muito provavelmente, uma foto dessa ideia genial já apareceu na sua timeline no Instagram – e ganhou um like seu, claro. Como resistir? Será o novo bolinho de feijoada, devendo ganhar versões de Norte a Sul do País.

Tutano

tutano

Gordura delicada e pura nos teores que derrete na boca. Se estamos na linha “é o novo...”, tutano é o novo foie gras. Essa gordura presente dentro de alguns ossos bovinos, como ossobuco e stinco, já pode ser tratada como iguaria. O melhor é o preço: nos açougues, pode sair praticamente de graça. Entretanto, os cozinheiros devem ser bons de técnica. Tutano requer redoma, devendo ser preparado com controle de temperatura para manter a gordura em estado sólido.

Comida como cultura

Encabeçado pelo chef Alex Atala, o movimento #eucomocultura quer elevar a gastronomia ao posto de política de cultura pública no País. Já tá na hora, aliás. Existe projeto na Câmara Federal, inclusive. E os foodies vão fazer barulho para que a lei contemple essa categoria cultural. Depois dela, a Lei Rouanet, por exemplo, pode subsidiar projetos de pesquisas sobre o assunto.

Palha italiana

palha-italiana

Sabe aquele movimento do brownie? Gente vendendo despretensiosamente e se transformando em grandes empreendedores? Tudo indica que investir na produção desse docinho, bastante fácil de fazer, é a bola da vez.

Urbana

Com esse movimento de territorialização da gastronomia, o próximo foco será a comida dos grandes centros urbanos. O que é típico de comida de rua na sua Cidade? Pronto, isso será defendido com unhas e dentes. É o ano da tapioca, do sanduíche grego, do acarajé, do espetinho e do cachorro-quente.

Rabada

rabada

Arroz de rabada, bolinho de rabada, rabada prensada, ravióli recheado de rabada, ragu de rabada, coxinha de rabada... Vá se preparando.

Empanadas

Empanada

No Rio e em Sampa, as ruas já contam com uma espécie de “empanadarias”. Faz parte do conceito de comida de rua, só que de Buenos Aires e Santiago, né? Acho que foi herança da Copa, invasão latina... essas coisas.

Queijo de cabra

queijodecabr1a

Esse potencial grego vai reverberar no Brasil, e como não tem lactose tem tudo para agradar. A Fazenda Taperoá, na Paraíba, e o Campo da Serra, em Gravata, faz bons exemplares.

Beijinho de coco

beijinho

Anualmente, sempre tem um docinho prosaico que se transforma em queridinho, e a galera pira. Lembra do frisson da Paçoquita cremosa em 2014? Nosso voto, em 2015, vai para o beijinho. Deve se tornar composição de várias sobremesas.

Pitaia

pitaya

A fruta sensação é a nova lichia. Nasce nos cactos epífitos da caatinga nordestina e de alguns países da América do Sul. Visualmente, lembra uma alcachofra, só que bem rosada por fora e mais ainda por dentro. O sabor lembra... Lembra Pitaia. É bem particular.

Últimas notícias