Saiba como tornar a sala mais espaçosa para as festas de fim de ano

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 20/12/2014 às 14:18
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Dezembro é tempo de festa e confraternizações entre amigos, famílias e colegas de trabalho. Bares, restaurantes e casas de recepções ficam cheios e são as escolhas tradicionais para abrigar as celebrações de final de ano. Porém, quem quiser fazer da confraternização algo mais aconchegante e intimista, pode optar por receber os convidados no conforto do lar. Com algumas pequenas alterações, a casa pode ganhar mais espaço e criar uma sensação de amplitude que promete impressionar as visitas. Para a arquiteta Soraya Carneiro Leão, um dos nomes à frente do Arqmulti, o primeiro passo é se livrar dos móveis soltos no centro da sala. “Colocar um móvel no meio de um cômodo pequeno pode ficar extremamente desconfortável, por isso evite mesinhas de centro, ou qualquer outra peça que impossibilite a passagem”, determina.

projeto arqMULTI (1)

Outra dica é investir em detalhes e acessórios que façam parte da mesma paleta de cores. A monocromia é uma das principais tendências do mundo da decoração, e utilizar o branco e dois tons de bege é uma solução elegante e espaçosa.

Quem estiver disposto a gastar um pouco mais pode, ainda, adotar os tons neutros nas paredes e no teto da casa. O branco é a cor oficial para fazer o espaço parecer mais amplo, porém tons pastel de amarelo, salmão e azul também estão liberados. Se não quiser abrir mão das cores fortes, escolha apenas uma parede para ganhar o destaque. Quanto mais escura for o tom, mais apertado o cômodo vai parecer. “Se a sua sala já for escura, uma boa opção é colocar um espelho em uma das paredes, de preferência um que vá do teto até o chão. Isso dá a ilusão de que o espaço é muito maior”, ensina Soraya. O resultado é quase mágico, pois a pessoa não verá apenas a parede, mas o reflexo de todo espaço ao seu redor, criando uma ideia de infinito.

Foto: Reprodução/Internet Foto: Reprodução/Internet

Integrar os ambientes com bancadas, estantes vazadas ou biombos também ajuda a criar essa sensação de amplitude. Experimente unir as salas de estar e jantar em um cômodo só. Assim, além de ganhar espaço extra, os convidados podem interagir com quem está distante deles. Já o toque final fica por conta das cortinas. Elas trazem bossa para diversos cômodos da casa, especialmente salas e terraços. A dica é usar sempre os modelos longos, independente do tamanho da porta ou janela. Eles dão a impressão de que o teto é mais distante, fazendo com que as paredes pareçam maiores. “Na hora de escolher a cor, opte por uma no mesmo tom do restante da sala, para o cenário ficar harmonioso”, indica a arquiteta. Por fim, para dar um ar de sofisticação e sobriedade ao espaço, troque as cortinas de varão pelas de ilhós. Embora mais práticas, as cortinas de varões são muito informais para serem usadas durante o período de Natal e Réveillon.

Últimas notícias